O número de cidades brasileiras com presença de carros por aplicativo subiu de 878 em 2020 para 1.465 em 2024, segundo dados divulgados pelo IBGE, na Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) e Estaduais (ESTADIC) 2024. O crescimento de 15,8% para 26,3% dos municípios confirma a interiorização e a expansão da mobilidade por aplicativo no país.
Enquanto isso, a pesquisa mostra que o metrô segue sendo o modal menos presente no território nacional, ou seja, apenas 0,4% do total de cidades brasileiras contam com o serviço. Diante desse cenário, os aplicativos se consolidam como alternativa real de mobilidade, especialmente nas capitais e regiões metropolitanas.
Em Curitiba, um dos exemplos desse novo movimento é a HooH, plataforma 100% curitibana que aposta em tecnologia, inovação e impacto econômico local.
Fundada em 2025, a startup recebeu um investimento inicial moderado, mas agressivo para sua proposta de mobilidade por aplicativo. Em apenas três meses, já mobilizou mais de 20 mil cadastros ativos e realizou 7 mil corridas, com operação concentrada na capital paranaense e sua região metropolitana.
“A HooH aposta em uma operação de proximidade, com carros identificados, motoristas 100% verificados e atendimento humanizado, via chat (motoristas e passageiros) detalhes que fazem diferença para quem utiliza o serviço”, destaca Rafael Pacheco, diretor de Inovação da HooH.
O modelo de negócio da empresa foi desenvolvido com base em um princípio simples que é melhorar a remuneração dos motoristas e oferecer tarifas mais competitivas aos passageiros.
As taxas cobradas variam entre 15% e 25%, de acordo com a categoria, o que garante ganhos superiores para os profissionais e contribui para movimentar a economia regional.
“Nosso propósito é fortalecer o trabalho de quem move a cidade e, ao mesmo tempo, devolver à comunidade o valor gerado”, explica o CEO da empresa. “Curitiba sempre foi um terreno fértil para startups e novas ideias, e a HooH é um exemplo de como é possível criar soluções locais com potencial de crescimento nacional.”
Com a operação consolidada em Curitiba e nas cidades vizinhas, a startup já planeja expandir sua atuação para outras regiões do país ainda em 2025. “Cidades importantes do Rio Grande do Sul e do interior de São Paulo já estão na mira”, completa Pacheco.