O CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos) prepara uma nova edição de sua experiência inspirada no formato do Shark Tank, fortalecendo o compromisso da instituição de oferecer uma formação moderna e alinhada às demandas do mercado.
A iniciativa integra a programação da Convenção CEBRAC, que será realizada entre 26 e 28 de novembro, em Londrina, reunindo franqueados, diretores, especialistas de RH e parceiros de todo o país.
Hoje, 28, o evento terá uma dinâmica especial, cinco projetos desenvolvidos por estudantes de diferentes unidades do Brasil terão a oportunidade de apresentar suas ideias diante de uma banca avaliadora com potencial para impulsionar novos negócios.
A ação reforça a missão do CEBRAC, que já formou mais de 2 milhões de alunos em mais de 30 anos de atuação, de qualificar estudantes de todas as idades e incentivar a formação continuada.
Desde 2023, o CEBRAC conta com Carol Paiffer, empresária e executiva da Atom S.A., e Joaquim Paiffer, CEO do CEBRAC, como sócios, resultado da aquisição de 51% da instituição pela Atom. A entrada da dupla marca uma fase de expansão, modernização e fortalecimento do empreendedorismo como pilar estratégico da rede.
Joaquim Paiffer afirma que a iniciativa traduz a visão de futuro do CEBRAC.
“Queremos que nossos estudantes enxerguem o mundo de forma protagonista, com coragem para inovar, criar soluções e transformar suas realidades. Essa experiência inspirada no Shark Tank reforça nosso compromisso de oferecer uma formação moderna, conectada com o mercado e com o futuro”, afirma.
Ele destaca que o empreendedorismo está no centro da nova fase da instituição, que vive um momento especial com ampliação de oportunidades e atualização de metodologias, sempre com o aluno no centro das decisões.
“Queremos que cada um saia de aulas preparado para gerar impacto, seja no mercado de trabalho ou criando o próprio negócio”.
Confira os 5 projetos finalistas da iniciativa do Cebrac que terão a votação amanhã:
Agroline (Chapecó, SC) – O projeto analisa como a escassez de água na estiagem afeta pequenos agricultores do Oeste de Santa Catarina e propõe uma solução de baixo custo: um sistema de irrigação automatizado com Arduino, sensores de umidade e servo motor
Eco Prime (Uberaba, MG) – A proposta oferece pontos de recarga de energia renovável para veículos elétricos em condomínios e estacionamentos, com autoatendimento via aplicativo.
Fine Bites (Samambaia, DF) – Confeitaria sustentável que produz doces e bebidas saudáveis usando ingredientes naturais e reaproveitamento de alimentos. Atende públicos com restrições alimentares e reduz o impacto ambiental com práticas como compostagem e separação de resíduos
Ecoju (Aracaju, SE) – Ideia surgiu do desejo de transformar habilidades em fonte de renda de forma sustentável. Criada de forma simples e acessível, a marca produz ecobags artesanais, ecológicas e personalizadas, acompanhando as tendências do público.
Kaüí (Governador Valadares) – Iniciativa para venda de alimentação com opções saudáveis e sustentáveis por meio de fermentados artesanais probióticos, como kombucha, tepache e geleias naturais, que fortalecem a saúde intestinal, aumentam a imunidade e promovem bem-estar.
Os três primeiros colocados ganharam premiações que chegam até R$ 10.000.
“Esse conjunto de projetos revela a força do nosso projeto pedagógico, que reflete nossa qualidade de ensino e conexão direta com a realidade do mercado”, afirma Lissandro Falkowiski, Gestor de Educação do CEBRAC.
“Os trabalhos apresentados mostram que nossos alunos estão atentos a temas urgentes para a sociedade e às demandas reais do consumidor, unindo criatividade, propósito e aplicabilidade prática. Isso confirma que estamos formando profissionais preparados para agir, inovar e entregar soluções relevantes desde a sala de aula”, finaliza.