Pesquisar

Parque Nacional do Iguaçu lança programa de investimentos

Parque Nacional do Iguaçu Investimentos Economia PR
Foto: Divulgação Urbia+Cataratas/Eagle Eye Company

O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural desde 1986 e lar de uma das paisagens mais impressionantes do planeta, as Cataratas do Iguaçu, entra em uma nova fase.

A Urbia+Cataratas, gestora da visitação turística da unidade, lançou oficialmente o Parque Nacional do Iguaçu 2030, um plano que contempla R$ 600 milhões em investimentos e que vai colocar a unidade de conservação entre as melhores experiências de conexão com a natureza do mundo, sem perder sua essência de preservação e encantamento.

O plano foi apresentado durante o aniversário de 87 anos do parque, comemorado no sábado, 10.

“A data reforça a importância e a história das oito décadas do parque e demonstra que o novo ciclo, voltado ao futuro, está em andamento. Começamos um novo capítulo que vai posicionar a unidade como uma referência de turismo sustentável e de permanência. Nosso compromisso é oferecer experiências autênticas, emocionantes e acessíveis, mas queremos mais. Queremos despertar nos visitantes esse sentimento de pertencimento, transformando-os em guardiões desse patrimônio natural”, reforça o CEO, Mario Macedo Junior.

Desde que a Urbia+Cataratas assumiu a gestão do Parque Nacional do Iguaçu, em 2022, vem investindo em novas atrações e experiências.

Até 2030, a concessionária tem o compromisso de aportar R$ 600 milhões na unidade. Como parte desse investimento, está o plano Parque Nacional do Iguaçu 2030 — mais que uma maravilha, uma referência em turismo responsável.

As ações desse programa estão concentradas em três pilares: turismo responsável, sustentabilidade e conservação da biodiversidade, e inovação e desenvolvimento regional.

Os investimentos nos três primeiros anos foram voltados a tornar o local mais inclusivo, proporcionando outras experiências além das Cataratas do Iguaçu. 

Entre as novidades entregues estão a Ciclovia das Cataratas, o Circuito São João, o Espaço Usina e o conjunto de trilhas reabertas e revitalizadas, além de novos roteiros que permitem ao turista contemplar as Cataratas ao amanhecer, pôr do sol ou anoitecer.

Dois novos restaurantes — Cocar e Canoas Mirim, com capacidade para atender 300 e 120 pessoas — foram inaugurados, proporcionando aos frequentadores mais opções gastronômicas.

Para os próximos anos, as novidades previstas incluem o Circuito de Aventura, com trilhas suspensas, tirolesas, trenós e torres de observação às margens do rio Iguaçu; a nova Trilha das Cataratas, que será totalmente revitalizada, com novos mirantes, trechos duplicados e ampliação da passarela com vista para a Garganta do Diabo; a revitalização do tradicional Espaço Porto Canoas, que ganhará conceito arquitetônico renovado, deque panorâmico e áreas para eventos. Além da expansão da visitação para outros polos, levando estrutura e oportunidades a municípios como Capanema, São Miguel do Iguaçu e Céu Azul, que estão no entorno do parque.

O Parque 2030 tem ainda iniciativas sociais e ambientais que vão além do aporte em experiências e infraestrutura, como a neutralização completa das emissões de carbono, a conquista de certificações ambientais inéditas e ações de fortalecimento da economia local.

Atualmente, 74% dos fornecedores de produtos e serviços do parque são locais, fomentando o desenvolvimento regional.

Compartilhe

Leia também

Projetistas Marco arquitetônico Economia PR

Projetistas se unem para lançar marco arquitetônico em Curitiba

IA gente Irrah Economia PR

IA só converte quando parece “gente”, afirmam especialistas

Safe Care Benefícios Economia PR

Safe Care Benefícios anuncia expansão para o PR