Pesquisar

Toledo terá novo campus do IFPR no Biopark 

Toledo IFPR Biopark Economia PR
Crédito: Angelo Miguel/MEC

A cidade de Toledo acaba de dar um passo decisivo para se consolidar como um polo educacional e tecnológico de referência no Sul do Brasil. Por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), o Governo Federal autorizou o início da execução das obras do novo campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que será instalado dentro do Biopark (Parque Científico e Tecnológico de Biociências).

A escolha do Biopark como sede do campus é estratégica: a unidade nasce com o objetivo de integrar o ensino técnico público de alta qualidade ao ecossistema de inovação do parque, conectando estudantes diretamente às demandas das empresas de tecnologia. A iniciativa prioriza a formação de profissionais em áreas críticas, como Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), contribuindo para o desenvolvimento econômico regional.

A chegada do IFPR consolida o ecossistema de ensino superior e técnico do Parque, que já conta com instituições como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e a Faculdade Donaduzzi.

Essa união de forças cria um ambiente único, e em constante expansão, onde a formação acadêmica, em todos os seus níveis, convive diretamente com a inovação empresarial e o desenvolvimento da região.

Para o Biopark, a chegada oficial do campus representa um marco na formação de talentos locais e um diferencial para a retenção de jovens na região.

“A instalação de uma unidade do IFPR dentro do nosso ecossistema é a materialização do conceito de educação aplicada. Estamos criando um corredor direto entre o conhecimento acadêmico e o mercado de trabalho. Isso permite que o estudante aprenda resolvendo desafios reais, garantindo que Toledo e o Oeste paranaense tenham profissionais qualificados para sustentar o crescimento das nossas empresas”, afirma Paulo Rocha, vice-presidente do Biopark.

A assinatura dos termos de início de execução das obras ocorreu na terça-feira (20), em Curitiba, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do reitor do IFPR, Adriano Willian da Silva Viana Pereira.

Ao todo, o MEC está investindo R$ 125 milhões no estado para a construção e equipagem de unidades em Toledo, Maringá, Araucária, Cianorte e Cambé. A expansão faz parte da meta nacional de criar 100 novos institutos federais, priorizando locais com demanda por ensino técnico.

“Cerca de 90% da pesquisa e da inovação do Brasil vêm de instituições públicas como os institutos federais. Essa produção de conhecimento será ampliada com esses novos campi”, ressaltou o ministro Camilo Santana.

Atualmente, o IFPR conta com 26 campi e atende mais de 30 mil alunos. Com a nova leva de inaugurações, a instituição chegará a 32 unidades. Além das novas obras, o Novo PAC destinará outros R$ 37,3 milhões para modernizar a infraestrutura das unidades já existentes, incluindo a construção de 12 restaurantes estudantis e novos laboratórios em diversos pontos do estado.

Compartilhe

Leia também

Plaenge

Plaenge inaugura a maior central de decorados do Brasil 

Tortas Carambeí Economia PR

Tortas de Carambeí conquistam registro de Indicação Geográfica

CIEE litoral verão Economia PR

CIEE leva orientação profissional ao litoral durante o verão