Pesquisar

Pacto torna oeste em líder global em tecnologia de proteínas

oeste lider tecnologia
Foto: Divulgação/Biopark

Em um movimento estratégico para consolidar o Oeste paranaense como o maior polo de inovação do agronegócio mundial, o Biopark oficializou, nesta quarta (11), a adesão ao Manifesto Ambição Regional.

O documento, liderado pelo Programa de Desenvolvimento do Oeste do Paraná (POD), estabelece as diretrizes para que a região deixe de ser apenas uma grande produtora de alimentos e passe a ser a líder global em conhecimento e tecnologia aplicados às proteínas até 2040.

A assinatura ocorreu no Iguassu Valley Show, no estande do Show Rural Digital, em Cascavel, com a presença do governador em exercício, Darci Piana e do vice-presidente do Biopark, Paulo Rocha. Participaram do evento o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o secretário do Codesul pelo Paraná, Orlando Pessuti; o prefeito de Cascavel, Renato Silva; o diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli; o diretor-presidente da Lar Cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues; o diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Roberto Tioqueta, e o presidente do Iguassu Valley, Victor Donaduzzi, entre outras autoridades.

Como um dos mais relevantes parques científicos e tecnológicos do Brasil, o Biopark passa a integrar o conselho estratégico do plano. Para o vice-presidente da instituição, Paulo Rocha, a parceria é um passo natural para o ecossistema que já está transformando a realidade de Toledo e região.

“O Biopark está completamente envolvido no desenvolvimento do Oeste. Entendemos que, ao nos associarmos ao POD e ao Iguassu Valley, conseguimos potencializar o que já fazemos em nossa região, levando nossas soluções de inovação muito mais longe”, afirmou Paulo Rocha, durante o ato de assinatura.

Para Victor Donaduzzi, o POD cria um ambiente favorável para a inovação, conectando talentos, empresas e oportunidades.

“O POD fortalece a competitividade regional. Ele cria um ambiente mais seguro e estruturado para atrair investimentos, incentivar o empreendedorismo e estimular empresas a crescerem aqui. Isso significa mais oportunidades para os jovens, mais renda circulando e mais protagonismo para o Oeste no cenário estadual e nacional!, destacou.

O Manifesto não é apenas um protocolo de intenções, mas um cronograma de ação dividido em três fases: consolidação (até 2028), com o fortalecimento da governança entre empresas, universidades e o setor público; expansão (2029-2033), com a projeção internacional do ecossistema de inovação do Oeste; e liderança global (2033-2040), que visa o alcance do topo mundial em tecnologia de proteínas.

O governador Darci Piana destacou que a união de instituições como o Biopark com os investimentos estatais em infraestrutura — como a duplicação da BR-277 — criará um ambiente imbatível para o desenvolvimento.

“Vamos unir o orgulho do que já produzimos à organização que o POD propõe”, ressaltou Piana.

A iniciativa conta com o apoio de mais de 60 entidades, incluindo o Sebrae/PR, as principais cooperativas da região, instituições públicas e privadas. O presidente do POD, Alci Rotta Junior, reforçou que o modelo busca replicar casos de sucesso internacionais, como o de Israel, adaptando-os à vocação produtiva local.

O POD foi criado como uma ação de Governança Territorial Regional e busca promover o desenvolvimento econômico sustentável do Oeste do Paraná por meio da sinergia das instituições e integração de iniciativas, projetos e ações.

Com a assinatura, o Biopark reafirma seu papel como motor de desenvolvimento, integrando-se formalmente à rede que busca transformar o “celeiro do mundo” em um “centro de inteligência global”.

Compartilhe

Leia também

agro turismo corporativo Economia PR

Feiras do agro no PR impulsionam turismo corporativo

startups formalizadas economiapr

Número de startups formalizadas cresce 20,5%

movimento carnaval economiapr

Aeroportos devem receber grande fluxo no Carnaval