Fundada em 2015 em Curitiba por Marcus Nobre (CEO), Léo Mack (COO), Juliano Corso (CTO) e Ivan Benkendorf (CPO), a uCondo nasceu para trazer mais comodidade à gestão condominial. Com uma plataforma que reúne os principais recursos da rotina dos gestores do condomínios, a ideia da proptech é trazer mais autonomia aos moradores.
Hoje, com sede em Belo Horizonte e com mais de 400 mil moradores usando o aplicativo, a meta da startup é alcançar 500 mil usuários. Para saber sobre esse e outros objetivos, o Economia PR Drops conversou com Marcus e Léo, cofundadores da uCondo. Confira:
Como surgiu a ideia de criar a uCondo e qual foi o insigths por trás do modelo de negócio?
Marcus: Na minha fase universitária, motivado pelo interesse em tecnologia, desenvolvi meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado para a área condominial. O projeto foi uma plataforma para facilitar reuniões online em condomínios, focada na participação dos moradores nas tomadas de decisão. O TCC não apenas rendeu os prêmios de Talento Acadêmico entre Universidades no Paraná e Startup Endeavor Scale-Up e reconhecimento acadêmico, mas também se tornou a semente da uCondo. A startup nasceu da minha convicção de que a gestão condominial era uma questão relevante, apesar do ceticismo inicial de alguns professores da universidade. O número de brasileiros morando em condomínios só cresce e necessitamos de soluções para auxiliar o setor imobiliário. Minha trajetória no mundo corporativo começou no setor financeiro, trabalhando no banco HSBC Brasil, subsidiária do HSBC britânico, e depois no Bradesco. A oportunidade de coordenar equipes internacionais e participar de projetos globais moldou minha visão sobre tecnologia e transações financeiras. Minha experiência no setor bancário influenciou diretamente a estrutura e a organização da uCondo.
Quais as soluções desenvolvidas e seus diferenciais?
Léo: Hoje, somos uma proptech [startup do setor imobiliário] que integra soluções de fintech [startup do setor financeiro], facilitando muito a gestão dos condomínios, porque todas as transações financeiras são feitas dentro da plataforma.
Marcus: Chegamos a 400 mil moradores usando o app, e a projeção para o fim de 2024 é de 550 mil. Acredito que a aderência da uCondo ao mercado está, primeiramente, na capacidade de ouvir e nos adaptar às necessidades dos moradores, ou seja, das pessoas que moram, cuidam e administram os condomínios. E, depois, nosso olhar sempre atento às inovações tecnológicas que nos permite solucionar os problemas desse setor, desde ruídos de comunicação até gestão de inadimplência
Como foi o processo de expansão da uCondo de Curitiba para outras cidades no país? Como está a atuação da empresa hoje?
Marcus: O processo de expansão começa dentro da própria cidade de Curitiba. O interessante foi como a gente validou o modelo de negócio, e uma possível escala da uCondo em Curitiba. Então, o nosso primeiro cliente de Curitiba é nosso cliente até hoje. Foi uma abertura de porta que um síndico teve conosco lá dentro do condomínio, implementou e foi um sucesso. Tanto que ele é cliente nosso até hoje. Expandir para outras cidades foi um desafio, porque cada cidade no país tem uma cultura diferente, tem um formato de atendimento diferente, tem conduções dentro de próprios condomínios. Cada condomínio é uma entidade. Então a gente precisou entender, fazer um mapeamento dessas características, para conseguir criar essa escala. Foi um processo de desenho de um modelo de negócio, de planejamento estratégico, para daí, sim, a gente conseguir pensar em como que a gente atuava em outras cidades. Mas deu tudo certo, com muito trabalho, com inteligência dos fundadores, eu, Ivan Benkendorf, Juliano Corso e Léo Máck, a gente conseguiu criar máquinas, né, criar estrutura, para que a gente conseguisse atender outras cidades, gente já está no Brasil inteiro. Inclusive, temos um condomínio no Paraguai que utilizam a nossa solução, sem sombra de dúvida, é um desejo nosso, atuar fora do país, a gente já começou a olhar um pouquinho para isso, mas hoje o mercado brasileiro tem muita oportunidade.
Léo: Quando a uCondo nasceu, os clientes que entraram foram os que estavam mais próximos a nós, de Curitiba e região metropolitana. No entanto, por ser uma plataforma online, já conseguíamos disponibilizar a plataforma para o país inteiro. Pensamos estrategicamente em atingir todo o país, não limitamos a nenhuma região específica, já que as dores de quem administra um condomínio são as mesmas. Hoje, a uCondo está em todos os estados do Brasil, estamos quase chegando a 5 mil condomínios, principalmente nas regiões sul e sudeste.
Quais os principais desafios do setor de condomínios e como a inovação e tecnologia estão sendo usadas para superá-los?
Léo: O aplicativo da uCondo viabiliza o envio de comunicados oficiais, fotos e documentos, reserva de espaços comuns (como salão de festas, quadra esportiva etc); chamados de conserto e manutenção; controle de acesso de visitantes; emissão e pagamento de boletos; acompanhamento de receitas e despesas e geração de relatórios financeiros. Tudo necessário para fazer uma gestão eficiente. Além de criar ferramentas para o dia a dia do universo condominial, desenvolvemos uma plataforma robusta para a gestão financeira. Só em 2023 foram transacionados R$ 485 milhões no app, R$ 135 milhões a mais do que no ano anterior. A expectativa para o fechamento de 2024 é chegar a R$ 750 milhões transacionados.
O que podemos esperar do setor para os próximos anos? Quais as tendências?
Léo: No Brasil, o déficit de habitação ainda existe, ou seja, existe uma demanda muito grande por moradia, então é um mercado em expansão, temos muitas entregas hoje de condomínios e casas. A valorização dos imóveis é uma tendência, principalmente em relação aos condomínios, há uma demanda no número de administradoras e síndicos gerirem e cuidarem desses condomínios, principalmente na profissionalização do setor. O mercado demanda por síndicos e administradoras profissionais e tecnologias completas como a uCondo.
Marcus: Sem sombra de dúvida, inteligência artificial. É algo que já chegou, já funciona, já está dentro da nossa raiz, no coração da uCondo. Tem diversos processos que a gente já utiliza a IA, desde análise de potenciais clientes com o IA, atendimento, suporte, mapeamento das nossas ligações com os nossos clientes, até uma própria IA disponível para os nossos clientes utilizarem, que a gente chamou de Sindy. Inclusive, eu falo sobre um pouco de inteligência artificial no meu perfil, tá? No Instagram, @marcusnobre.ia. Eu falo um pouquinho sobre inteligência artificial e, sem dúvida, eu acabo trazendo cases da uCondo.
Quais são os próximos passos da uCondo?
Léo: Percebemos que existem “dois mundos” na parte de gestão condominial, um é convívio, área social entre moradores, a gestão e a prestação de serviços, ou seja, a abertura de chamados, demandas da equipe de gestão como a troca de um equipamento, manutenção, algo que não está de acordo, além de reserva de uma área externa, entrega de encomendas. Também existe outro “mundo” do condomínio, a parte financeira, como, por exemplo, o pagamento e o recebimento das taxas condominiais e também da parte de prestação de contas de tudo que está sendo feito com o dinheiro do condomínio. Os próximos passos da uCondo são unir esses dois mundos, e oferecer mais tecnologia, seja na parte de convívio como a financeira, unir, cada vez mais, tudo em um só aplicativo.
Marcus: Hoje toda a nossa estratégia está voltada em escala e crescimento dentro do país. Então, todas as nossas máquinas estão direcionadas para eficiência, para produtividade e entrega de resultado. A gente já vem de um resultado muito legal de 2023, a gente triplicou o tamanho da empresa, a gente quer ter um salto maior ali no ano de 2024 e 2025. Então, as nossas estratégias continuam voltadas para o mercado brasileiro e para crescimento exponencial. A gente saiu no ano de 2024 de 30 colaboradores para 60, a gente dobrou a nossa equipe. Então, a gente continua olhando para o nosso core business, continuamos a olhar para melhorias do nosso produto, do nosso software, a nossa solução para competir de frente, ser o líder do mercado. E a gente já tem um bom posicionamento hoje, o site, o blog da uCondo é o portal com mais acessos do país quando se trata de assuntos que envolvem condomínio, leis, etc. Então, seguimos muito consolidado nisso e a gente vai seguindo as estratégias voltadas aqui para o nosso core business e reconhecimento de marca e crescimento de mercado.