O Startup Summit, um dos principais eventos de inovação do país que acontece em Florianópolis, atraiu, mais uma vez, participantes e expositores do Brasil todo. Durante os três dias de programação, startups do Paraná puderam apresentar suas inovações em busca de networking, visibilidade e investimentos.
Allan Vianna, fundador da Imobviz, de Curitiba, conta que o Startup Summit é uma oportunidade para mostrar aos investidores mercados que ainda podem ser muito explorados, como é o caso da construção civil.
“Hoje nós viemos apresentar a nossa plataforma para lançamentos imobiliários com foco nas construtoras incorporadoras. Tem um mercado enorme aí, que está em plena expansão, principalmente no litoral norte de Santa Catarina e Curitiba também é bem fomentado. Então, eu acredito que existem grandes empresas que poderiam ter esse olhar dos investimentos, dos investidores, para que a gente tenha mais sucesso, para que a gente possa crescer cada vez mais e poder prestar serviços para esse mercado que eu acredito que tem muito a ser explorado”, avalia.
Para a QualityStorm, de Londrina, foi a oportunidade de lançar uma nova função na sua plataforma.
“Nosso software aplica tecnologia em processo de inspeção, para aumentar a produtividade da indústria. Então, com essa solução inovadora, nós estamos lançando agora o módulo de IA, que auxilia na detecção de falhas de processos e qualidade de produtos. A ideia é que, com a visão computaciona, a gente consiga fazer essas detecções, reduzir falhas, reduzir custos inerentes a esses processos que não estão bem adequados e gerar valor para o cliente dessa maneira. Nós temos certeza que conseguimos reduzir esses custos pela nossa tecnologia”, explica Cleberson Vidotte Costa, CTO da startup.
Para o CMO da Inqi, de Cascavel, Marcos Rodrigo Raiski Cheffen, eventos como este servem de trampolim para novos negócios.
“Estamos desenvolvendo nosso primeiro serviço de SaaS. O objetivo dessa plataforma é a gestão do conhecimento das empresas. A gente sabe que a gestão desse conhecimento, muitas vezes, é complexa pela divisão de setores, dificultando o acesso. Com a nossa ferramenta, você consegue trazer documentos, contratos, catálogos, materiais provenientes da sua empresa para o WhatsApp. Eu estou bem feliz com a movimentação no evento, é bem mais do que eu esperava. A feira está bem movimentada. A gente está recebendo uma interação bem interessante”, destaca.
Prêmio SEBRAE Startups
Seguindo o cronograma do Prêmio SEBRAE Startups, a instituição levou 30 finalistas para apresentarem suas soluções no evento. Seis delas eram paranaenses. Entretanto, nenhuma passou para a última etapa do processo. As finalistas selecionadas foram a BioUS (GO), a DIO – Inteligência Odontológica (SP) e a Meu Pescado (SC) são as três startups finalistas do Prêmio Sebrae Startups. A grande vencedora – que receberá o prêmio de R$ 250 mil será anunciada hoje, 16, na última plenária do evento.