Pesquisar

Cresce índice de intenção de consumo dos paranaenses

intencao de consumo economiapr
Foto: Canva Equipes

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) voltou a crescer no Paraná. Após redução, o índice aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), subiu 2,5% em agosto, somando 95,7 pontos. O patamar é inferior à média nacional, que ficou em 102,2 pontos, e por estar abaixo de 100 pontos indica a insatisfação dos consumidores do estado.

Entre os fatores avaliados, a predisposição em comprar bens duráveis (Momento para Duráveis) foi o que mais cresceu, com 10,8%. Para os paranaenses, o Acesso ao crédito também está melhor do que em igual período do ano passado, com alta de 4,7%. O aspecto Nível de Consumo Atual cresceu 4,3% de julho para agosto, bem como Emprego Atual, com aumento de 3,1%. A Perspectiva Profissional melhorou 1,0% em relação ao mês passado e a Perspectiva de Consumo ficou no mesmo patamar de julho. Já a Renda Atual caiu -1,2% na comparação de agosto com julho.

Na comparação com agosto de 2023, somente fator Momento para Duráveis apresentou elevação de 26,1%. Os demais tiveram redução, sobretudo Perspectiva de Consumo (-8,1%), Perspectiva Profissional (-7,8%), Emprego Atual (-7,7%) e Acesso ao crédito (-7,7%). O maior problema, na visão dos consumidores não é tanto a renda, mas a falta de perspectiva profissional e insegurança no emprego frente igual período do ano passado, o que afeta consideravelmente a propensão em consumir.

O ICF é menor entre as famílias de menor renda e marca 93,6 pontos em agosto, com alta de 2,6% em relação a julho. Entre as famílias de maior poder aquisitivo o índice é de 105,3 pontos, com crescimento de 2,3% na variação mensal.

Compartilhe

Leia também

copel verao economiapr

Copel amplia presença no verão paranaense

ACIFI 50 Anos Economia PR

ACIFI homenageia empresas históricas pelos 50 anos em Foz do Iguaçu 

100 empresas mais influentes do Brasil Economia PR

Retrospectiva Economia PR: As matérias mais lidas de abril