O novo presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR), Carlos Alexandre Peres, assumiu o cargo em agosto deste ano para dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento da comunidade executiva de finanças do estado do Paraná. Assim como os outros profissionais que compõem o IBEF-PR, Peres atua de forma voluntária na instituição sem fins lucrativos, que em 2001 se tornou sociedade civil com personalidade jurídica própria, passando a ser o IBEF – Paraná.
Carlos possui ampla experiência na área de finanças, sendo sócio da PwC Brasil e líder da Região Sul. Possui 36 anos de prática profissional, atendendo empresas nacionais e multinacionais que adotam IFRS e US GAAP. Ele é especialista na área de auditoria e tem sólida experiência com empresas de gestão familiar, projetos do agronegócio, cooperativas de crédito e de produção e execução de trabalhos especiais, tais como due-diligences e coordenação de projetos de emissão. Dentre suas formações está a graduação em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, MBA em Controladoria pela FIPECAFI/USP e Curso de Estratégia pela INSEAD-USA.
Sua visão como nova liderança do IBEF-PR está voltada para o desenvolvimento da comunidade financeira por meio da realização de pesquisas, descoberta de novos dados relevantes, promoção de seminários, congressos, discussões, networking e troca de experiências entre os executivos de diversas áreas e instituições de todo o estado a fim de fortalecer ainda mais a economia e o desenvolvimento de toda a sociedade paranaense.
Um exemplo da atuação do presidente no desenvolvimento da comunidade executiva é o Prêmio Equilibrista, a premiação mais importante do Paraná em reconhecimento dos profissionais de finanças que se destacaram por seu trabalho ético e que apresentaram grandes resultados para suas organizações e também para a sociedade.
“Para mim, além de ser uma grande honra poder assumir a liderança de uma instituição tão importante para a comunidade financeira do Estado do Paraná, é também uma grande responsabilidade, pois teremos de dar continuidade ao trabalho excepcional que vem sendo realizado por toda a liderança e demais colaboradores que compõe o IBEF-PR”, afirma Carlos Peres.
O novo presidente também estará a frente de todos os cinco comitês do IBEF-PR, o que engloba o Comitê de Inovação, Comitê de Finanças, Comitê Tributário e Empresarial, Comitê de ESG e Comitê de Desenvolvimento de Executivos de Finanças, cada um com uma atuação específica e que juntos abrangem todo o universo financeiro do mercado atual.
Para o novo presidente, há um fator fundamental que compõe os eventos promovidos por cada comitê.
“O networking é uma peça chave nos encontros que cada comitê desenvolve. Partindo de um ponto de interesse em comum, conseguimos reunir diversos líderes e executivos de diferentes áreas e com experiências profissionais distintas, fazendo com que cada seminário, palestra ou congresso seja uma oportunidade única para a troca de experiências e aprendizado, partindo do ponto de vista de quem está fora da nossa própria bolha, resultando em momentos enriquecedores”, afirma Peres.