Atualmente, o mercado de compressão de ar é fundamental em diversas indústrias, incluindo as de automóveis, alimentos e bebidas, e produtos médicos. O mercado global de compressores de ar deve alcançar aproximadamente US$ 45,17 bilhões até 2030, segundo a Grand View Research, o que evidencia o crescimento no uso dessa tecnologia no mundo e também no Brasil.
Empresas que necessitam de soluções de compressão de ar, essenciais nos dias de hoje, agora têm a opção de alugar equipamentos em vez de comprá-los, o que oferece várias vantagens estratégicas, como manter sempre equipamentos de ponta na linha de produção ou até mesmo não precisar de um grande investimento inicial, liberando capital para outras áreas críticas do negócio. Além disso, a locação de equipamentos inclui suporte técnico e manutenção, garantindo que a produtividade industrial seja mantida em altos níveis e que os produtos finais atendam aos padrões de qualidade exigidos pelos consumidores.
Uma das empresas que vem oferecendo ao mercado equipamentos nessa modalidade é a SomaFlux, que atua na área de codificação e inspeção industrial de produtos. São bombas de vácuo tipo garra, bombas de palheta lubrificada e sopradores trilobulares, amplamente utilizados em diversas indústrias, incluindo o setor médico, a indústria de alimentos, a construção de máquinas e a indústria de plásticos.
“O cliente tem cada vez menos recursos para manutenção, e alugar um equipamento se torna uma opção mais prática. O custo mensal com manutenção diminui, e ele tem o problema resolvido”, explica Osvaldo Calegari, Gerente da SomaFlux.
Os planos de locação têm duração mínima de seis meses e, após esse período, o empresário pode continuar com o equipamento pelo tempo que for necessário. A manutenção pode ser realizada tanto pelo cliente quanto pela própria empresa.
“Nós entregamos o equipamento diretamente ao cliente e oferecemos todo o suporte necessário. Nossas máquinas recebem cuidados especiais, incluindo manutenção periódica realizada por técnicos especializados, o que reduz os custos de manter uma máquina”, destaca Calegari.
A empresa espera que essa iniciativa impacte positivamente a economia dos empresários industriais, que enfrentaram, em 2023, desafios significativos, especialmente relacionados às altas taxas de juros e a uma queda de 11% no faturamento, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
“Com dinheiro em caixa, o otimismo do empresário aumenta. Estamos empenhados em oferecer produtos e serviços de qualidade para impulsionar o crescimento e a produtividade das empresas que precisam do nosso serviço. A locação se mostra uma vantagem competitiva, pois nosso cliente obtém um ganho produtivo rápido, sem precisar descapitalizar”, conclui o gerente da empresa.