Search

A criatividade como ferramenta de crescimento empresarial

criatividade empresarial economiapr
Foto: Getty Images Signature

Assim como 100% da população, nem sempre eu acordo inspirada. Sabe aqueles dias em que a “tela azul” parece ser constante? Aqueles dias em que nada parece fluir? Estou vivendo um desses dias hoje. Quando é assim, depois de 35 anos lidando com essa cabeça, eu já sei como lidar com a situação (e nem envolve cadeirada): abro um documento em branco e deixo as palavras despencarem ali, meio desajeitadas, sem glamour. Um exercício criativo que costuma dar certo. E assim, do nada, a ideia vem. Por isso, vamos falar sobre ela, a criatividade (aplicada aos negócios).

Ao contrário do que muitos acreditam, criatividade não é um talento reservado para poucos. Ela é uma ferramenta essencial para todos os negócios, independentemente do setor. Criatividade é a capacidade de resolver problemas de maneira inovadora, de enxergar oportunidades onde outros veem obstáculos, e, acima de tudo, de manter a competitividade em um mercado em constante transformação.

Eu sei e entendo que o dia a dia da gestão de uma empresa pode se tornar mecânico. As tarefas operacionais, o foco no faturamento, e os desafios constantes podem deixar pouco espaço para a inovação. No entanto, é justamente nesses momentos que precisamos lembrar que a criatividade não é um luxo – é uma necessidade.

Empreendedores que aplicam a criatividade em seus negócios estão sempre um passo à frente. Seja na criação de novos produtos, na adaptação às mudanças do mercado ou na maneira como se comunicam com seu público, a capacidade de pensar fora da caixa é o que diferencia as empresas que prosperam daquelas que estagnam.

E a criatividade não surge apenas em dias de inspiração. Ela pode – e deve – ser cultivada. Exercícios simples, como o que mencionei (abrir um documento em branco e deixar as ideias fluírem sem julgamentos) são ótimos para destravar a mente. Incentivar sua equipe a adotar uma mentalidade criativa e dar espaço para o brainstorming também são práticas fundamentais.

Dados da pesquisa “The Global Creativity Gap” da Adobe reforçam a importância da criatividade nos negócios. O estudo revela que 80% das pessoas acreditam que desbloquear o potencial criativo é crucial para o crescimento econômico, mas apenas 25% se consideram plenamente criativas em seus ambientes de trabalho. Isso mostra que, embora a criatividade seja reconhecida como um motor de inovação, ainda é subutilizada na prática empresarial.

Esse “gap” (lacuna) entre o potencial criativo e a realidade do dia a dia oferece uma oportunidade imensa para empreendedores que se dispõem a integrar processos mais criativos em suas rotinas.

Portanto, se você é um empreendedor, reserve um tempo para experimentar, para pensar no que pode ser feito de forma diferente. A inovação começa com pequenas mudanças e, frequentemente, com um simples ato de coragem para desafiar o status quo.

Afinal, é nos dias de ‘tela azul’ que podemos nos surpreender e encontrar soluções criativas mesmo para os desafios mais complexos.

Compartilhe

Jornalista, Community Manager e Editora-chefe do Economia PR

Leia também

tecpar maringa economiapr

Evento marca início das obras do Parque Tecnológico em Maringá

queijos autorias economiapr

Queijos autorais paranaenses participam do World Cheese Awards

congresso empresarial economiapr

Sicredi patrocina maior congresso empresarial do PR