O faturamento da Simpress, empresa pioneira em outsourcing de equipamentos de TI e líder do setor no país, cresceu 20% no Paraná no primeiro semestre de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado.
A empresa atende cerca de 200 clientes no estado, como O Boticário, Electrolux, Marista, Prefeitura de Maringá, Prefeitura de Araucária, Gazin, Bom Jesus, Tribunal de Justiça do Paraná e Barigui. Do total, 70% dos clientes são do setor privado e 30% são órgãos públicos.
O crescimento robusto da Simpress no Paraná foi puxado pelo desempenho da solução SimMobile, de smartphones: a quantidade de equipamentos saltou 247%.
Já a frente SimAutomation cresceu 49% e oferece outsourcing de impressoras térmicas e coletores de dados, usados pelas empresas para garantir mais agilidade, gestão e produtividade em processos operacionais logísticos, de varejo, indústria e até saúde.
Esse tipo de automação contribui para uma rotina mais dinâmica devido a funcionalidades como a rápida emissão de etiquetas, comprovantes e códigos de barras, além da captação, processamento e transmissão segura de dados.
“O crescimento da Simpress no Paraná tem relação com o entendimento cada vez maior das empresas de que comprar e manter equipamentos de TI é algo extremamente caro e trabalhoso, que tira o foco da operação principal e sobrecarrega o time de TI. Se, por exemplo, um notebook ou smartphone de um usuário em Fortaleza, Recife, Salvador ou qualquer outra cidade do Brasil quebrar, a Simpress garante o conserto ou a troca em menos de dois dias. Diariamente, a empresa faz mais de três mil entregas em todo o Brasil”, diz Fernando Danesi, diretor comercial da Simpress.
No Brasil, a Simpress registrou receita bruta de 800 milhões de reais no primeiro semestre de 2024, crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. O valor é superior à receita da empresa em todo o ano de 2020.
A Simpress caminha para fechar o ano com receita de mais de R$ 1,7 bilhão. Dessa forma, o segundo semestre deve fechar com faturamento ao redor de R$ 900 milhões, valor próximo ao da receita da empresa em todo o ano de 2021.
O crescimento acelerado da Simpress, que dobrou sua receita nos últimos três anos, tem algumas explicações. A principal delas tem a ver com a ampliação da oferta de soluções por parte da empresa.
Lançado pouco antes do início da pandemia, o outsourcing de PCs, notebooks, tablets e smartphones tornou-se o principal motor de crescimento da empresa que nasceu focada no outsourcing de impressão.
As novas frentes de negócio representam atualmente mais de 40% da receita, contra 3% antes da pandemia e 15% durante a pandemia. A expectativa é de que no final de 2025 os negócios de desktops, notebooks, smartphones, impressoras térmicas, coletores de dados e tablets superem os 50% da receita.
A solução de outsourcing da Simpress oferece a personalização de dispositivos, que são prontos para uso, além de todo o suporte e monitoramento necessários para o bom funcionamento dos devices, e até a rápida reposição em caso de quebra ou furto.
Outras vantagens das soluções da empresa são o atendimento em todo o Brasil com SLA agressivo, soluções completas (englobando diversos serviços) e segurança para garantir a gestão do parque e equipamentos seguros.
“Algumas mudanças e transformações são inevitáveis e a adesão cada vez maior das empresas ao modelo de outsourcing de equipamento de TI é uma delas. Não faz sentido, inclusive financeiramente, para uma empresa, comprar um computador ou notebook e ter que cuidar dele ao longo do tempo. As vantagens do outsourcing são tantas que, a partir do momento que uma companhia começa, ela não volta atrás em relação a esse modelo. Estamos confiantes de que chegamos próximos de um momento de virada, em que o outsourcing de notebooks e smartphones vai se tornar dominante, assim como o de impressoras se tornou há mais de duas décadas no país, quando fomos pioneiros nesse modelo de negócio”, afirma Vittorio Danesi, CEO da Simpress.