A Merco apresentou, nesta quarta-feira, a segunda edição do ranking Merco Talento no Brasil. A pesquisa reconhece as 100 empresas que mais se destacam em atração e fidelização de talentos.
O setor de cosméticos aparece em destaque com Natura na liderança, grupo Boticário na 3ª colocação, crescendo 8 posições. O Top 3 tem ainda o Mercado Livre que subiu 13 posições e ocupa a 2ª colocação. O Top 10 é completado por Ambev (4º); Nestlé (5º); Amazon (6º); Google (7º); Itaú Unibanco (8º); Toyota (9º) e Pfizer (10º).
A única representante do Paraná no ranking é a Copel, na 99ª posição, caindo 15 colocações em relação ao ano anterior. A empresa ficou em terceiro lugar na categoria de Energia Elétrica, ficando atrás da Eletrobras e da ENGIE Brasil.
O estudo indica que sete empresas de 2023 permanecem entre as 10 primeiras posições em 2024, o que demonstra a preocupação em gerar um ótimo ambiente de trabalho para garantir a alta reputação.
Nessa edição da pesquisa, é possível observar também que oito das 10 melhores empresas do ranking Merco Talento também estão entre as companhias de melhor reputação empresarial, indicando que existe uma correlação direta entre uma empresa ter boa reputação e ser reconhecida com marca empregadora, ou seja, uma organização com capacidade de atrair e fidelizar talentos.
Entre os 36 setores que compõe o ranking 2024, os destaques vão para o setor de Alimentos, com oito empresas, liderado pela Nestlé; os setores da Indústria Automotiva, liderados pela Toyota, seguidos pelo setor de Serviços Financeiros, liderado pelo Itaú Unibanco, cada um com seis empresas.
O Merco Talento vai além de um monitor composto pelas avaliações dos próprios colaboradores das empresas e um benchmarking de indicadores de gestão de pessoas.
O ranking também é um monitor de marca empregadora, que mede a atratividade para os públicos externos que avaliam as empresas. Além disso, possui a avaliação de profissionais especializados na área de Talentos.
Dessa forma, esses três eixos do ranking analisam os aspectos fundamentais: Reputação Interna, Marca Empregadora e Qualidade do Trabalho.
“O reconhecimento das melhores empresas do Brasil em atração e fidelização de talentos, por meio do Ranking Merco Talento, destaca a importância de políticas internas que promovam a valorização dos colaboradores. Essa iniciativa fortalece a atratividade e a reputação das organizações, impulsionando a sociedade com instituições cada vez mais comprometidas e responsáveis com seus colaboradores”, afirma Victor Olszenski, Diretor da Merco no Brasil.
Olszenski também destaca que a metodologia usada abrange onze fontes de informação, que compreendem funcionários das empresas, universitários, ex-alunos de escolas de negócios, equipes de RH das empresas, especialistas e headhunters, sindicatos, professores universitários, além da presença das empresas no meio digital.
“Além disso, é importante ressaltar que a participação no Ranking Merco Talento é gratuita, e depende exclusivamente do reconhecimento das empresas em sua capacidade para atrair e fidelizar talentos entre os diferentes stakeholders”, complementa.
O estudo traz informações fundamentais para definir políticas internas em cada organização, fortalecendo a competitividade, a reputação e o compromisso com a excelência e seu reconhecimento como marca empregadora.