Search

Ekôa Park é vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

ekoa park economiapr
Foto: Albori Ribeiro

O Ekôa Park, um parque de experiências ecológicas, localizado em Morretes, no litoral do Paraná, conquistou o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 na categoria “Experiência/Produto”.

A cerimônia ocorreu em 9 de novembro em Gramado, Rio Grande do Sul, e homenageou iniciativas inovadoras e impactantes em turismo sustentável no Brasil, com o apoio do Ministério do Turismo (MTur).

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que completa 12 anos, celebra anualmente as melhores práticas de turismo sustentável no país.

Nesta edição, o prêmio recebeu 83 inscrições de 18 estados brasileiros, das quais 26 foram selecionadas como finalistas e apenas 10 foram premiados.

Com mais de 1.000 iniciativas inscritas ao longo dos anos, o prêmio já reconheceu mais de 100 empreendimentos por suas contribuições ao turismo sustentável.

A cerimônia, realizada no Hotel Buona Vitta Gramado, reconheceu iniciativas nas categorias de Gestão/Governança e Experiência/Produto, com um júri especializado composto por profissionais do setor.

O Ekôa Park se destacou com o projeto “Pacto pela Natureza”, que visa combater a caça ilegal e promover a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica.

A iniciativa engloba projetos de educação ambiental em escolas, engajamento comunitário, parcerias estratégicas e tecnologias de monitoramento para proteger espécies ameaçadas, como a palmeira juçara e o veado Mazama jucunda.

O projeto também incentiva alternativas sustentáveis de renda para a comunidade, fortalecendo a relação entre as pessoas e a natureza e reduzindo práticas de caça na região.

No ano anterior, o Ekôa já havia sido finalista e recebeu uma Menção Honrosa pela qualidade de seus projetos. Em 2023, a Grande Reserva Mata Atlântica, da qual o Ekôa faz parte e atua como conselheiro, também foi premiada.

A Grande Reserva Mata Atlântica, que cobre quase três milhões de hectares nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, trabalha pela conservação da biodiversidade e pelo incentivo ao ecoturismo sustentável, sensibilizando os visitantes para a importância da Mata Atlântica.

Tatiana Perim, diretora-executiva do Ekôa Park, recebeu a premiação com entusiasmo:

“Ganhar este prêmio valida o trabalho que fazemos desde 2018, trazendo transformações positivas para Morretes e região. Esse reconhecimento fortalece nossa missão de inspirar e promover uma conexão profunda com a natureza, incentivando o turismo responsável e o cuidado com a nossa Mata Atlântica.”

Desde sua fundação, o Ekôa já recebeu cerca de 40 mil visitantes, mais de 100 escolas e aproximadamente quatro mil alunos, além de sensibilizar profissionais de diversas empresas para práticas de sustentabilidade.

Compartilhe

Leia também

metodo mac economiapr

De Curitiba, imersão Método MAC acontecerá em Nova York

movimentacao portos parana economiapr

Movimentação de cargas nos portos do PR cresce 6,3% no primeiro trimestre

mercado biogas biometano economiapr

Mercado de biogás e biometano em acelerada expansão no país