Search

Paranaense é reconhecido no BRICS por pesquisa em bioenergia

UFPR bioenergia brics economiapr

Thiago Edwiges, pós-doutorando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor pela UTFPR, conquistou o primeiro lugar na 7ª edição do Prêmio Jovem Inovador do BRICS.

A cerimônia ocorreu durante o 9º Fórum BRICS de Jovens Inovadores, realizado no final de novembro na Rússia.

Sua pesquisa inovadora no aproveitamento de resíduos agroindustriais para a produção de biogás e biohidrogênio foi aclamada entre 40 projetos de cientistas de oito países membros do bloco.

O trabalho de Thiago foca no reaproveitamento de resíduos gerados na cadeia sucroalcooleira, como o bagaço de cana e a vinhaça.

“Uma tonelada processada de cana vai gerar 270 quilos de bagaço e 1.100 litros de vinhaça. O bagaço é a fração sólida, a fibra que sobra. Metade desse bagaço é queimado, para gerar vapor para a indústria, e uma parte fica estocada, e a vinhaça é o efluente líquido, que tem um pH baixo, bastante ácida, porque ela é o resultado do processo da fermentação. Algumas plantas aqui no Brasil já possuem usina de produção de biogás, mas o rendimento ainda é baixo, justamente porque é um material muito diluído com pH baixo”, explica.

Utilizando processos biológicos adaptados, ele propõe um método em três etapas que transforma esses materiais em biohidrogênio e biogás, contribuindo para a economia circular.

“Primeiramente, vamos tratar esse bagaço com uma solução química. Em uma segunda etapa, produzir bioidrogênio, uma vez que os micro-organismos requerem um PH muito próximo da vinhaça para o processo de bioidrogênio. O resíduo desse processo é que a gente usa para a produção de biogás. É realmente uma inovação de biotecnologia no processo”.

A solução também possibilita a redução de até 95% das emissões de gases de efeito estufa ao substituir combustíveis fósseis, como o diesel, em caminhões que transportam a cana-de-açúcar.

“A inovação está em otimizar os processos de tratamento biológico para extrair o máximo desses resíduos. Além de gerar energia limpa, contribuímos para a sustentabilidade do setor”, confirma.

Graduado em Engenharia Ambiental e Economia, Thiago possui mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Durante seu doutorado, desenvolveu parte de seus estudos na Espanha e na Dinamarca, aprimorando tecnologias de biogás. Ele também realizou um pós-doutorado na Austrália antes de iniciar sua atual pesquisa na UFPR, sob a supervisão da professora Adriane Bianchi.

Além de seu trabalho como pós-doutorando, Thiago é professor associado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde atua desde 2011, lecionando nos níveis de graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Ambiental.

Reconhecimento internacional

O Prêmio Jovem Inovador dos BRICS é promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ele reconhece projetos em fase de desenvolvimento, destacando a relevância de pesquisas que combinam inovação e aplicabilidade prática.

Compartilhe

Leia também

jacad economiapr

Jacad anuncia Rafael Pagani como novo CEO

confianca comercio economiapr

Confiança do comércio paranaense segue em queda pelo terceiro mês

humanizacao da ia economiapr

Empresas que apostam na humanização da IA aumentam retenção de clientes em 30%