Search

Parceria estadual lança Hub Softex Paraná

hub softex economiapr
Foto: Divulgação

O Governo do Estado do Paraná, a Assespro-PR (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), o EcoHub e a Softex anunciam o lançamento do Hub Softex Paraná.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação estadual, ampliando a oferta de oportunidades, serviços e ferramentas de apoio à inovação tecnológica e ao desenvolvimento econômico no Estado.

O Hub Softex Paraná vai atuar como um catalisador para a aplicação regional do portfólio da Softex, abrangendo áreas estratégicas como microeletrônica, cibersegurança e inteligência artificial.

A parceria busca intensificar as conexões nacionais e internacionais em pesquisa, desenvolvimento, inovação (P,D&I) e negócios, além de fomentar o adensamento do potencial científico e tecnológico do Estado.

“A inovação só faz sentido se for para melhorar a vida das pessoas e essa parceria vai fortalecer ainda mais os nossos ativos. As nossas universidades, o Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), certamente com a entrada da Assespro-PR e com este Hub, nós ainda vamos crescer muito mais do que os 490 ambientes que hoje nós temos no Estado. O Paraná está vivendo um bom momento no que diz respeito à difusão da cultura de inovação e são sementes  plantadas que no futuro darão grandes frutos”, destaca José Maurino Oliveira Martins, Secretário Executivo do Separtec. 

Entre as iniciativas do Hub Softex Paraná, destacam-se formações técnicas e residências tecnológicas e o Observatório Softex, voltado para inteligência estratégica setorial.

O HUB se beneficiará ao acessar Programas como a Escola do Trabalhador 4.0 e o EmbarcaTech serão oferecidos para capacitar profissionais em habilidades do futuro, enquanto o Brasil IT+, projeto de internacionalização realizado em parceria com a ApexBrasil, buscará ampliar o alcance global das empresas locais.

Adicionalmente, o Hub vai oferecer suporte a startups e empresas por meio das metodologias desenvolvidas em programas como o Conecta Startup Brasil e da aceleradora HandsOn, além de iniciativas voltadas à inovação aberta.

Na área de sustentabilidade e equidade, o LISS – Laboratório de Inovação Social Softex e o Ela Empoder@ promoverão o empreendedorismo feminino e ações de impacto social.

“A inauguração do Hub Softex Paraná representa um marco para o ecossistema de inovação do estado, alinhando esforços públicos e privados para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e econômico da região”, destaca Ruben Delgado, presidente da Softex.

Dados de 2023 confirmados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) revelam um Estado com força e dinâmica no setor de tecnologia. 

São mais de 51 mil empresas cuja atividade principal está ligada à Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O número salta quando a atividade é secundária: são, neste caso, mais de 105 mil empresas atuando no setor.

O Sebrae destaca ainda que a maior parte das empresas de TIC no Estado são Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas (MEs), representando 36% e 50,16%, respectivamente, o que revela um ambiente propício para o crescimento e também, ágil e inovador.

As Empresas de Pequeno Porte (EPPs) compõem 7,31% e as Médias e Grandes Empresas (MGEs) somam 6,39%. 

A Assespro-PR, que reúne quase 400 empresas associadas em todo o Estado, se destaca como um importante motor de crescimento no setor de tecnologia.

Entre 2021 e 2023, a entidade acelerou 35 empresas, consolidando-se como uma peça-chave no fortalecimento do ecossistema de inovação regional.

Já para o início de 2025, a entidade mira na realização de grandes eventos, especialmente com foco em networking e na geração de novas experiências. 

Um deles é o Show Rural Digital, uma das principais atrações do Show Rural, realizado em Cascavel, no Oeste do Paraná e que neste ano, registrou a participação de 160 empresas de inovação e startups do estado e de todo o Brasil –  o maior número desde a sua primeira edição.

Um dos destaques do evento é o Hackathon, uma maratona que escolhe as melhores soluções digitais para o agro e que premia os campeões com uma imersão internacional. 

Já a Softex, com uma trajetória de impacto nacional e relevância regional ao longo de 27 anos, é reconhecida por sua contribuição ao desenvolvimento de startups e projetos inovadores.

A organização já apoiou mais de 1.400 startups, atuando ao lado de mais de 80 Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), 30 aceleradoras e uma rede de 600 mentores.

Seu portfólio inclui mais de 40 projetos realizados em âmbito nacional, que geraram impactos regionais significativos e ajudaram a consolidar sua reputação como uma das principais entidades de fomento à inovação no país.

As iniciativas realizadas pela entidade já impactaram mais de 5 milhões de pessoas, 1.400 startups, geraram mais de 4.650 empregos e capacitaram mais de 230 mil pessoas.

“A expansão das ferramentas da Softex no Paraná visa impulsionar a economia baseada em ciência e tecnologia, fortalecer a competitividade industrial, alinhar o estado às tendências globais de inovação e consolidá-lo como referência nacional no setor”, ressalta a presidente da entidade, Josefina Gonzalez

Compartilhe

Leia também

nava tecnologia economiapr

NAVA busca 130 profissionais de tecnologia

scania cotrasa economiapr

Scania Cotrasa expande atuação no PR com nova loja de peças em Paula Freitas  

plano juridico assinatura economiapr

Escritório projeta expansão nacional com assinatura em propriedade Intelectual