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Startups de Londrina se destacam entre as mais promissoras do PR

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Foto: Thomé Lopes

Duas startups londrinenses estão entre as mais promissoras do Paraná em 2024. A Fortmobile e Cliniconet foram selecionadas pelo programa Top10 PR, do Sebrae/PR, que visa identificar e potencializar as 10 startups mais promissoras do Estado.

Ao longo deste ano, elas receberam capacitações coletivas e consultorias personalizadas para acelerar o desenvolvimento dos seus negócios. Nesta semana, os empresários ganharam os troféus e certificados no escritório da instituição, em Londrina.

A consultora do Sebrae/PR, Danubia Milani, explica que entre os critérios para entrar no programa estão ter faturamento entre R$ 360 mil e R$ 2 milhões por ano, estar a menos de dez anos no mercado e ser de base tecnológica.

As ações contemplaram conexões com clientes e a uma rede de investidores, acesso a mentorias estratégicas, consultorias personalizadas, participação em eventos e programas exclusivos, além de missões técnicas.

“Ficaram entre as 10 startups mais promissoras do Paraná as startups que performaram melhor no ano, em termos de faturamento e número de clientes, e potencial de escalabilidade”, informa Danubia.

Fundada em 2020 para organizar a gestão para clínicas e profissionais de saúde, a Cliniconet oferece um software intuitivo para consultórios e especialistas das áreas de fisioterapia, pilates, fonoaudiologia e psicologia.

O sistema fornece agenda flexível, prontuário customizável, gerenciamento financeiro, gestão de comissões, confirmação de consultas via WhatsApp e geração de documentos, como laudos e atestados com sigilo de acesso.

O CEO da startup, Erick Ferreira Macedo, conta que a empresa tem nove colaboradores e atende o Brasil inteiro.

“Para nós, o programa trouxe muito aprendizado, as mentorias nos ajudaram a direcionar as rotas e validar se estávamos no caminho certo. Em 2024, crescemos 95%, quase dobramos de tamanho”, comemora Macedo.

Focada em oferecer uma contabilidade segura e descomplicada, a Fortmobile, criada há quatro anos, possui uma plataforma on-line, um aplicativo para empresas prestadoras de serviços e uma equipe de 20 especialistas.

Para o CEO da startup, Guilherme Bittencourt Teixeira, estar entre as dez startups mais promissoras do Paraná mostra que o negócio caminha na direção certa e tem sido reconhecido pela credibilidade no mercado.

O empresário diz que receber mentorias de profissionais experientes contribuiu para a tomada de melhores decisões e para o negócio encerrar o ano com um aumento de 70% no número de clientes.

“Quando muita gente está tentando adicionar funções e relatórios, estamos indo no caminho contrário, de reduzir o máximo possível. É mais desafiador, porque se gasta muito com automação da tecnologia. Estamos fechando 2024 com um aumento de 80% no nosso faturamento”, revela Teixeira.

Startups interessadas em participar de programas do Sebrae/PR podem procurar os escritórios regionais da instituição no Estado.

Outra startup londrinense ganhou destaque e visibilidade neste ano a partir da participação no Jumper, um desafio entre 12 startups promovido pela TV Tarobá, em Londrina.

A Click2Pay foi a grande vencedora com sua tecnologia de pagamentos digitais, que movimentou R$ 70 milhões no Brasil e US$ 50 milhões no exterior em 2024.

Os sócios Victor Martins, CEO da empresa, e Anderson Leme, CTO do negócio, apresentaram a solução inovadora para a comunidade local.

A fintech oferece para empresas a possibilidade de receber de seus clientes usando meios de pagamento tradicionais, como cartão de crédito, boleto bancário e Pix, através de um API – Interface de Programação de Aplicações – de fácil integração e com taxas atrativas.

“Fundamos a Click2Pay em junho 2021 para trabalhar com Pix para CNPJ com uma tarifa fixa, de no máximo R$ 0,99, como forma de substituir os boletos de operação on-line, por ser rápido e instantâneo e ter um custo igual ou menor que os boletos”, explica Victor Martins.

A partir da regulamentação do novo marco cambial, pelo Banco Central do Brasil, a startup começou a facilitar pagamentos de brasileiros para sites chineses.

Na sequência, iniciou uma operação no Paraguai e nos Estados Unidos para atender turistas brasileiros que desejam pagar suas compras com Pix Internacional.

“Desenhamos a operação para colocar em terminais para que o lojista venda em dólar e o valor seja convertido em reais. A loja recebe, no dia seguinte, o valor integral em dólar. Quem paga uma pequena taxa, de 2,5%, é o consumidor. Em junho deste ano, inauguramos os primeiros 50 terminais em Orlando e Miami, focados em restaurantes e outlets para atender os turistas brasileiros”, conta o empresário.

A expectativa, para 2025, é expandir a operação para a América do Sul e Europa, começando por Chile e Portugal.

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