Search

Aplicativos de treino crescem no mercado fitness e viram tendência

app fitness economiapr
Foto: ThisIsEngineering de Pexels/Canva

O mais recente relatório levantado pela American College of Sports Medicine (ACSM), instituto que realiza levantamentos sobre as principais tendências do mundo fitness, apontou uma mudança no cenário do mercado para 2025 em comparação com o ano atual.

Segundo o instituto, os aplicativos mobile de treinos estão em ascensão, uma vez que passaram da sétima para a segunda posição entre as principais tendências do mercado no período de um ano.

O impacto positivo e o aumento na procura dos negócios por soluções tecnológicas é algo que a Tecnofit, principal plataforma de gestão focada no segmento fitness e bem-estar que desenvolve aplicativos e sistemas para academias, registrou.

Segundo a empresa, houve um crescimento de 20% na base de alunos ativos no terceiro trimestre de 2024, reforçando o bom momento do mercado e o retorno positivo que o cenário obtém ao se aproximar cada vez mais da tecnologia.

Conforme Pedro Cruz, CEO da empresa, a movimentação vai ao encontro da necessidade do mercado de se ajustar ao estilo de vida dos alunos.

“O personal trainer, por exemplo, pode montar um programa personalizado para um aluno de qualquer parte do país e do mundo, ou acompanhar os treinos de seus alunos que estejam viajando, via aplicativo, sem que haja qualquer quebra na rotina de atividades. O mercado está se adaptando às novas demandas e estilos de vida, com os consumidores buscando soluções práticas, personalizadas e acessíveis para manter sua rotina de exercícios, além da comodidade que os aplicativos fornecem”, comenta.

O crescimento dessa tendência, segundo apontado pelo estudo da ACMS, colabora para combater o sedentarismo, uma vez que aplicativos fornecem a oportunidade de realizar treinos até mesmo em casa. Um dado alarmante do IBGE, aponta que 47% da população adulta brasileira é considerada sedentária.

Assim, quanto mais houver soluções que proporcionem comodidade aos alunos, maior a chance de reduzir esse percentual.

“Oferecemos meios e iniciativas que incentivam a prática regular de atividades físicas com total mobilidade”, destaca o executivo.

Embora o momento seja extremamente promissor – o Brasil figura como a sexta economia que mais cresceu no ano de 2024 dentre os membros do G20 -, dados de histórico fornecidos pela Tecnofit apontam que o quarto trimestre tem uma tendência de desaceleração no número de alunos nas academias.

“Esse tipo de movimento é normal e previsto dentro do planejamento dos negócios. Esse ajuste temporário não compromete o panorama positivo e o potencial de crescimento contínuo para o futuro, reforçado pelas novas tendências e oportunidades que o mercado apresenta”, conclui Pedro.

Compartilhe

Leia também

spot gastronomia economiapr

Curitiba ganha nova opção de serviços gastronômicos para eventos

tendencia biotecnologia economiapr

5 tendências em biotecnologia para ficar de olho em 2025

recuperacao economica economiapr

Recuperação econômica impulsiona contratações e abre novas perspectivas no PR