Search

Iguassu Agro promove o agronegócio e a logística de Foz para o Brasil

iguassu agro economiapr
Foto: Yevhen Smyk de Getty Images/Canva

Em menos de dois anos, a Iguassu Agro Ventures conquistou grandes resultados na missão de transformar o mercado de agronegócio e logística.

Fundada em 2023, a venture apoia startups e fortalece o ecossistema local e global, com base em Foz do Iguaçu. O foco é na inovação e na entrega de resultados.

Esse sucesso vem de uma estratégia bem-definida. A Iguassu Agro investe em startups e trabalha para aumentar o valor e o sucesso de seus produtos. Como S/A de capital fechado, usa recursos próprios para desenvolver essas empresas.

E vai além: o aporte é por meio de smart money, o que gera um portfólio de valor e constrói um networking de alto nível.

Em outras palavras, a organização oferece, por intermédio de uma equipe experiente, metodologia própria e rede global, benefícios como: desenvolvimento estratégico de marketing e vendas, apoio administrativo, validação de produto, captação de investimentos, construção de cases de sucesso e acesso ao ecossistema.

Esse crescimento contou com o apoio da ACIFI. Idealizada no Show Rural Coopavel em 2022, a Iguassu Agro recebeu suporte estratégico da entidade desde o início.

No começo de 2023, a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu realizou a primeira rodada de captação, atraindo diretores, conselheiros e associados como investidores.

A proposta é somar forças, para isso a venture oferece os serviços de uma equipe técnica altamente competente em diferentes áreas. Em paralelo, conecta startups com o mercado, apresentando as oportunidades e os clientes em potencial.

A Iguassu Agro Ventures já integra em seu portfólio startups como AW Simulares, SusstentaBEE, SYS Agro, Agromobility, JF Frangos e AmplyCode.

Essas empresas ingressaram em busca de crescimento e, com o suporte recebido, deram um salto nos negócios. Juntas, essas startups agora possuem um valor estimado de R$ 9 milhões.

Além delas, novas empresas promissoras estão previstas para juntar-se ao portfólio e receber um desenvolvimento personalizado. A venture funciona como “uma ponte entre startups, investidores, corporações e universidades, conectando mentes brilhantes para desenvolver negócios inovadores”.

Afinal, o que é uma venture builder? De forma simples, é uma empresa que investe seus próprios recursos e se dedica de maneira sistemática ao desenvolvimento de startups, com foco em inovação e tecnologia.

Esse crescimento vertical gerou um case nacional. A Iguassu Agro cultiva um networking de alto nível, participando de eventos, missões e viagens técnicas para conhecer centros de inovação, além de realizar convênios com instituições públicas e privadas no Brasil e no exterior.

Em uma expedição a São Paulo, por exemplo, representantes da Iguassu Agro visitaram a EDP, Suzano, BASF, Renner, Oxija, Cyrela e ACE Ventures. Só para apresentar uma das marcas, a EDP é uma gigante em geração de energia, distribuição e eficiência energética.

“Essas visitas ajudam a alinhar o nosso trabalho com o mercado e buscar melhorias para nos tornarmos uma referência”, explica Michel Costa, gerente de Negócios.

Para além do dinheiro, existe uma rede de conexões que ajuda as startups a crescer, fomentada em viagens para diferentes regiões brasileiras.

Tanto é que a Iguassu Agro Ventures ganhou notoriedade nacional e tem sido convidada a participar de eventos para falar sobre venture builder, além de inovação e tecnologia nos setores do agro e logística.

O foco em conexões inclui uma agenda intensa de troca de experiências. Em Foz do Iguaçu: CIBiogás, Festival das Cataratas, Summit Iguassu Valley e PorkExpo.

Ainda na Região Oeste do Paraná, destaca-se para o Iguassu Valley – movimento que atua por meio de governança regional e municipais com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação.

O rol de participações em encontros, feiras etc. inclui: Innovar Feira Agropecuária (Paraguai), Inovameat (Toledo/PR), CWB Summit (Curitiba/PR), Minas Summit (Belo Horizonte/MG), InovAtiva Experience (São Paulo/SP), Link Iguassu Valley (Medianeira/PR), Connect Week (Curitiba/PR) e Expointer (Esteio/RS).

No campo das articulações, a Iguassu Agro fechou parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, a AptaHub, visando a acelerar startups do agronegócio voltadas para o Governo de São Paulo.

A Iguassu Agro Ventures também assinou carta de intenção com o Ministério da Agricultura e Pecuária e iniciou conversas com a cadeia de citricultura.

Compartilhe

Leia também

pr superavit economiapr

PR termina 2024 com superávit de US$ 3,7 bilhões

quintal brincante economiapr

Quintal Brincante vai inaugurar mais três unidades no primeiro semestre

express restaurantes economiapr

Express Restaurantes inaugura grande unidade operacional em Cascavel