Search

Consumo das famílias no PR fica no limite da zona de satisfação

consumo familias pr economiapr
Foto: Изображения пользователя Ales Munt/Canva

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), registrou leve redução de 0,1% em dezembro no Paraná.

No cenário nacional, o ICF teve aumento de 0,2% em dezembro, apesar de uma variação anual negativa de 1,3%.

Em 2024, o indicador de consumo paranaense apresentou uma média de 99 pontos, beirando tecnicamente a zona de satisfação (100 pontos). Contudo, desde abril, o indicador entrou no patamar considerado insatisfatório, refletindo a cautela das famílias em vários aspectos do consumo.

O fator Momento para Compra de Bens Duráveis, por exemplo, registrou média de apenas 65,5 pontos, indicando insatisfação significativa.

Outro ponto de preocupação foi o Acesso ao Crédito, que teve uma média anual de 71,7 pontos, sinalizando dificuldades para obtenção de crédito ou empréstimos, amplificadas pelo aumento constante da inflação, que ultrapassou o limite máximo estipulado pelo Banco Central em 2024.

A Perspectiva de Consumo e a Perspectiva Profissional também ficaram abaixo da zona de satisfação, com média anual de 81,3 pontos e 85,8 pontos, respectivamente.

Por outro lado, os demais fatores avaliados tiveram médias positivas: Renda Atual (159,9 pontos), Emprego Atual (123,1 pontos) e Nível de Consumo Atual (105,9 pontos).

Na variação anual, o ICF teve retração de 6,1%, sendo que a Perspectiva de Consumo teve o maior impacto, com redução de 26,9%, seguida pelo Acesso ao Crédito (-11,7%) e Emprego Atual (-9,2%).

Outros fatores apresentaram diminuição, como o Nível de Consumo Atual (-1,4%) e a Renda Atual (-1,0%). Somente os quesitos Perspectiva Profissional (3,8%) e Momento para Duráveis (2,3%) tiveram melhor pontuação em relação a dezembro de 2023, mostrando algum otimismo em áreas pontuais.

Segundo a Fecomércio PR, os dados refletem um clima de cautela entre as famílias paranaenses, instigado pela alta inflação e pelo elevado índice de endividamento no estado. Apesar disso, a resiliência em alguns indicadores positivos aponta para um equilíbrio em áreas estratégicas da economia local.

O indicador de consumo apresentou elevação de 0,3% entre as famílias com renda até dez salários mínimos e ficou em 96,7 pontos, portanto, abaixo da zona de satisfação. Uma melhora de 7,5% na Perspectiva Profissional foi o que mais contribuiu para esse aumento.

Na comparação com dezembro de 2023, quando o ICF marcava 103,5 pontos, houve redução de 6,6%. A média anual entre as famílias de menor renda foi de 96,8 pontos e permaneceu abaixo da zona de satisfação na maior parte do ano.

Já entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos o indicador ficou em 107,6 pontos, com redução de 1,8% em relação a novembro. Na variação anual, verifica-se queda de 4,1%. Contudo, a média anual foi de 109,2 pontos, mantendo-se no patamar de satisfação em todos os meses de 2024.

Compartilhe

Leia também

hb pooling economiapr

Empresa prevê dobrar de tamanho com compartilhamento de caixas reutilizáveis

aguia sistemas economiapr

Águia Sistemas anuncia faturamento de R$ 606 mi

fluxo de caixa economiapr

Como o crédito pode ajudar seu fluxo de caixa