Pesquisar

O impacto e a evolução do Smart City Expo Curitiba

Smart City Expo Curitiba Roberto Marcelino Economia PR
Foto: Divulgação

O conceito de cidades inteligentes vai além da simples aplicação de tecnologia: trata-se de transformar os centros urbanos em ambientes mais eficientes, sustentáveis e, acima de tudo, humanos. 

A ideia central é usar inovação para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, integrando soluções em mobilidade, sustentabilidade, governança e infraestrutura. Esse debate se torna cada vez mais relevante diante dos desafios enfrentados pelas grandes cidades, como o aumento da população, a necessidade de otimizar recursos e a busca por um desenvolvimento mais inclusivo e conectado.

Nesse contexto, o Smart City Expo Curitiba se consolidou como o maior evento de cidades inteligentes das Américas. Organizado pelo iCities – The Smart Cities HUB, o evento acontece de 25 a 27 de março, em sua nova casa, a Ligga Arena. 

A edição deste ano traz o tema Transformando cidades: construindo felicidade, com foco em colocar o cidadão no centro das discussões e explorar como a inovação pode contribuir para o bem-estar coletivo. Com expectativa de atrair mais de 20 mil visitantes, o congresso reunirá especialistas, gestores públicos, startups e líderes empresariais em um ambiente de troca de experiências e inspiração.

Neste Economia PR Drops, conversamos com Roberto Marcelino, fundador do iCities e organizador do evento, quem compartilha detalhes sobre a evolução do Smart City Expo Curitiba, o impacto do reconhecimento internacional da cidade como a “Cidade Mais Inteligente do Mundo” e as expectativas para esta edição. Confira:

Como você vê todos esses anos de Smart City Expo Curitiba? Qual o balanço do evento e sua evolução?

Roberto: Ao longo desses anos pudemos consolidar o Brasil dentre as referências mundiais em cidades inteligentes. Atualmente, o Smart City Expo Curitiba é o maior evento de cidades inteligentes das Américas, e isso foi conquistado por meio de um trabalho diligente, sério e sólido do iCities. Nosso objetivo é fomentar mais debates sobre o tema, para que mais gestores possam participar, se capacitar e implementar soluções inteligentes e inovadoras em suas cidades, impactando assim a qualidade de vida dos cidadãos.

Como o título de Cidade Mais Inteligente do Mundo, conquistado no ano passado, impacta a realização do evento em Curitiba?

Roberto: A recente conquista do título de “Cidade Mais Inteligente do Mundo” solidifica nossa cidade como a anfitriã ideal para o Smart City Expo Curitiba. A chancela da Fira Barcelona, depois de avaliar diversos fatores, elegeu a capital paranaense como cidade sede em 2018 e, desde então, mostramos, ano após ano, que tal decisão foi extremamente acertada. Todos os prêmios em sustentabilidade, mobilidade e governança, como o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024, demonstram o compromisso da cidade com a inovação. Eu acredito que seja uma parceria muito bem-sucedida, pois o sucesso do evento consolida o reconhecimento internacional da cidade como um polo de excelência em soluções urbanas inteligentes e sustentáveis. 

O evento deste ano traz o tema “Transformando cidades: construindo felicidade”. Como essa abordagem será explorada no congresso e na feira?

Roberto: Esse tema nos convida a uma reflexão que coloca o cidadão no centro do debate, algo que faz parte da missão do iCities. Para nós, felicidade e cidades inteligentes são conceitos profundamente interligados e, por isso, resolvemos trazer um dos maiores especialistas do mundo para falar sobre o assunto. Teremos a participação de Charles Montgomery, urbanista canadense e autor do livro “Happy Cities”, que irá trazer uma visão bastante interessante e disruptiva sobre design urbano e bem-estar.

O que motivou a escolha desse tema? Como ele se conecta às tendências globais de cidades inteligentes?

Roberto: É cada vez mais urgente a conscientização sobre a importância de manter uma gestão pública em constante capacitação, buscando cases de sucesso ao redor do mundo e aplicando-os localmente em benefício da população. Desmistificar o uso da tecnologia e aproximá-la dos cidadãos traz muitos benefícios. Acreditamos que pessoas inteligentes criam cidades inteligentes, e por isso buscamos soluções inovadoras para mitigar problemas que a população enfrenta diariamente. Soluções sobre mobilidade urbana, por exemplo, impactam diretamente o tempo que as famílias podem ficar juntas, nos índices de stress, índices de poluição e muito mais, e tudo isso reflete diretamente na qualidade de vida. As tendências globais apontam que cidades mais conectadas, inteligentes e sustentáveis são mais focadas no bem-estar dos cidadãos.

Quais as expectativas para este ano?

Roberto: Este ano esperamos receber mais de 20 mil visitantes, o que representa um aumento de 25% em relação à última edição. Buscamos trazer o que há de mais atual em debates sobre cidades inteligentes, mobilidade, arquitetura, design de cidades, sustentabilidade e muito mais. Nós queremos mostrar muitos cases de sucesso para incentivar os gestores públicos a implantar sistemas inteligentes de gestão de dados em suas cidades. E tudo em uma nova casa: na Ligga Arena, mostrando que um estádio pode ser usado de diversas maneiras. 

Como o evento pretende envolver e engajar gestores públicos, empresários, startups e a sociedade civil na construção de cidades mais felizes e inteligentes?

Roberto: Reunindo todas essas pessoas em um único lugar, acredito que conversas e debates incríveis serão criados e soluções cada vez mais inteligentes serão pensadas, e o maior beneficiado será sempre o cidadão. A sinergia entre poder executivo e privado pode ser um desafio, porém, quando bem orquestrada, traz diversos benefícios.

Na sua visão, quais os maiores desafios que as cidades ainda enfrentam para se tornarem mais conectadas, sustentáveis e humanas?

Roberto: Um dos principais desafios é a integração de tecnologias e infraestruturas existentes, como sistemas de transporte e redes de energia, para criar soluções inteligentes e eficientes. Outro ponto importante é que a maioria das cidades ainda não digitalizou sua gestão de dados, e isso é muito importante para construirmos um futuro melhor, com mais qualidade de vida para todos. 

Smart City Expo Curitiba e Economia PR

As inscrições para o Smart City Expo Curitiba já estão abertas e podem ser feitas pelo site clicando aqui.

Com o cupom exclusivo PORTALECONOMIAPR@SCECWB-20%, você ganha 20% de desconto na sua inscrição. 

Compartilhe

Leia também

Pegada Economia PR

Com linha esportiva, Pegada acelera estratégia de crescimento no PR

Curitiba hub economia criativa Economia PR

Curitiba lança hub de economia criativa com foco em negócios

Breno Pachedo PBS PPP Economia PR

A visão de Breno Pacheco Leandro, da PBS, sobre o avanço das PPPs