Search

Inflação do primeiro bimestre de 2025 chega a 1,55% em Curitiba e Região

inflacao primeiro bimestre economiapr
Foto: EyetoeyePIX de Getty Images Signature/Canva

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 1,31% no Brasil em fevereiro.

Em Curitiba e Região Metropolitana (RMC), o avanço foi um pouco maior, atingindo 1,55%, de acordo com análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). No acumulado do bimestre, a inflação ficou em 1,47% tanto no país como na capital paranaense.

O economista e assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, explica que a recente dinâmica do mercado de trabalho tem impulsionado a inflação, sobretudo no setor de serviços.

“Observaremos, portanto, uma inflação oficial acima do limite de 4,50% em 2025. Com uma inflação mais elevada e persistente, a política monetária ficará mais restritiva”, projeta.

Os itens que mais pressionaram a inflação na RMC em fevereiro foram o ovo de galinha (+23,90%), a energia elétrica residencial (+16,70%), o brócolis (+13,90%) e o café moído (+13,30%).

O óleo diesel (+8,30%) e a gasolina (+7,90%) também registraram aumentos expressivos, além da mensalidade do ensino fundamental (+7,70%). De acordo com Dezordi, a inflação foi bem disseminada com aumentos em alimentos, habitação e transporte.

Já as maiores quedas de preços foram observadas nas passagens aéreas (-22,20%), transporte público (-9,30%) e ingressos para cinema, teatro e concertos (-9,10%). O feijão preto (-4,90%), a tilápia (-6,30%) e o óleo de soja (-4,20%) também tiveram redução.

“A partir de 5 de janeiro, a tarifa modal aos domingos passou a custar metade do valor na capital paranaense”, lembra o assessor econômico.

Compartilhe

Leia também

jacad economiapr

Jacad anuncia Rafael Pagani como novo CEO

confianca comercio economiapr

Confiança do comércio paranaense segue em queda pelo terceiro mês

humanizacao da ia economiapr

Empresas que apostam na humanização da IA aumentam retenção de clientes em 30%