Search

Startup cria plataforma para promover hábitos saudáveis entre professores

habitos saudaveis professores economiapr
Foto: Divulgação

Lidar com problemas de saúde mental, como estresse, síndrome de burnout e depressão, está entre os principais desafios para professores e professoras no Brasil.

No Paraná, uma startup nascida em Campo Mourão, a Fortalece, desenvolveu uma metodologia que promove bem-estar corporativo, com foco em profissionais da educação.

Sustentada no tripé neurociência, tecnologia e gamificação, a metodologia envolve ações, desafios e competições que estimulam a adoção de hábitos saudáveis, Entre eles, alimentação equilibrada, atividades físicas, meditação, entre outras práticas.

A metodologia começou a ser desenvolvida em 2016, em um processo liderado pelo fundador da startup, Marcos Rinaldi.

A iniciativa surgiu a partir de dificuldades que enfrentou, conforme ele conta. Àquela época, após ter a melhor experiência de sua vida – ser pai –, Rinaldi recebeu a notícia de que estava com câncer. Tratou-se, curou-se, mas, sedentário, seguia com a saúde fragilizada.

Foi alertado: ou mudava hábitos, ou uma recuperação seria muito difícil. Optou pelo primeiro caminho, e indo além: motivou-se a levar a promoção de saúde a outras pessoas.

Desenvolvida a metodologia, fundou a Fortalece em 2019. Inicialmente, aplicou a metodologia de forma piloto. Em 2024, chegou à marca de 6 mil pessoas impactadas. Hoje, há 4 mil usuários ativos na plataforma da startup.

A Fortalece é, atualmente, impulsionada pelo Paraná Anjo Inovador, programa do Governo do Estado que fomenta empreendimentos inovadores. O programa é conduzido pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital.

A convergência da metodologia da Fortalece com um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidos (o ODS 3, que trata de saúde e bem-estar) foi um dos pontos que pesou favoravelmente.

Em janeiro último, apresentou sua solução no evento Paraná Mais Cidades, em Foz do Iguaçu, que reuniu gestores públicos municipais e estaduais.

“Conversamos com mais de 150 prefeitos, que se interessaram em tornar nossa metodologia como política pública de promoção da saúde de seus professores”, afirma Rinaldi.

O passo a ser dado agora em 2025 é, justamente, escalar o negócio da Fortalece. Impulsionada pelo Paraná Anjo Inovador, a startup tem investido na ampliação e aprimoramento da solução, para levar a metodologia a municípios de todas as regiões do estado. 

O ineditismo da metodologia é o diferencial da plataforma.

“No mercado, para o bem-estar colaborativo, o que temos são ações como palestras ou grupos de apoio psicológico. Uma metodologia que combine neurociência, tecnologia e gamificação, como a que desenvolvemos, é única”, destaca Rinaldi.

Compartilhe

Leia também

jacad economiapr

Jacad anuncia Rafael Pagani como novo CEO

confianca comercio economiapr

Confiança do comércio paranaense segue em queda pelo terceiro mês

humanizacao da ia economiapr

Empresas que apostam na humanização da IA aumentam retenção de clientes em 30%