Search

Após cinco anos, Startup Weekend retorna a Curitiba com foco em IA

Startup Weekend Curitiba Economia PR
Foto: Divulgação

Depois de um hiato desde 2019, o Techstars Startup Weekend volta a acontecer em Curitiba com uma proposta alinhada às transformações tecnológicas mais atuais: a inteligência artificial.

Com a promessa de reunir talentos em tecnologia, design, marketing e negócios, a edição de 2025 aposta em uma imersão de 54 horas voltada ao desenvolvimento de soluções reais com alto potencial de impacto. 

O evento, marcado para os dias 22 a 24 de agosto, será precedido por quatro encontros preparatórios — os chamados warm-ups — que têm como objetivo fomentar conexões entre participantes e discutir as oportunidades e desafios do uso de IA em novos negócios.

Para saber mais sobre toda a programação, o Economia PR Drops conversou com Guilherme Zanotto, um dos organizadores do evento. Confira:

O Startup Weekend já é um evento consolidado no ecossistema. O que podemos esperar de diferente na edição deste ano, com foco em inteligência artificial?

Guilherme: O Startup Weekend não acontece em Curitiba desde 2019, então estamos sendo muito bem recebidos pelo ecossistema e estamos vendo um grande movimento de todos para fazer esse evento acontecer. Como diferenciais para a edição deste ano, estamos preparando 4 eventos de aquecimento para as pessoas que querem participar do Startup Weekend com foco em trazer discussões relevantes sobre o tema de AI com empreendedores que estão fazendo acontecer e outros membros do ecossistema que estão acompanhando de perto toda a transformação dos negócios a partir da AI. Além disso, queremos explorar os problemas de forma ampla para conseguir direcionar os participantes para a resolução de problemas reais e com alto potencial de negócio. Com isso, esperamos gerar empreendedores e negócios de impacto. 

Quais perfis de participantes vocês esperam atrair para essa edição?

Guilherme: Nós buscamos trazer pessoas que estão com sede de se desafiar e empreender em velocidade acelerada, focamos principalmente em estudantes universitários e pessoas que estão no ecossistema mas ainda não deram esse salto. Para o evento acontecer bem, também olhamos para o conjunto de habilidades dos participantes, pois precisamos de pessoas com habilidades em tecnologia, design, vendas e marketing. 

De que forma o evento pode ajudar a transformar ideias em negócios reais com base em IA?

Guilherme: A proposta do evento é tirar a pessoa da zona de conforto do “eu tenho um ideia brilhante” e partir para um processo de validação real. Em 54 horas os participantes vão desenvolver e validar com pessoas se o que estão criando tem valor real. Nesse evento vão nascer cerca de 10 novos negócios que vão passar por um processo e métodos intensos mas que já vimos dar resultados em mais de 20 mil eventos ao redor do mundo. 

Vocês estão preparando uma programação prévia com encontros de aquecimento. Qual é o objetivo desses eventos?

Guilherme: Exatamente! A ideia é conseguir preparar os participantes para o grande desafio que vai ser o Startup Weekend. Nesses eventos nós estamos junto empreendedores de AI e ecossistema para ter discussões relevantes sobre AI e como desenvolver negócios que façam sentido com essa tecnologia. Com isso nós queremos fomentar trocas e já ir criando um network de alto valor para todos que estão se envolvendo nesse processo. O primeiro encontro irá acontecer no dia 23 de abril e nós estamos ansiosos em compartilhar esse momento e os primeiros passos desse grande projeto. 

Que tipos de conteúdos ou atividades os participantes podem esperar nesses “esquentas”?

Guilherme: Nós temos alguns formatos planejados:

  1. Pitchs de empreendedores de AI: Estamos trazendo empreendedores que já estão faturando com AI para apresentar os seus negócios, como estão se desenvolvendo e entregando valor para a sociedade para inspirar nossos participantes
  2. Palestra/Workshop: Nesse formato estaremos trazendo capacitações específicas para que os participantes consigam adquirir as habilidades necessárias para conseguir participar do Startup Weekend
  3. Roda de conversa: Também estamos convidando indústrias, fundos de investimentos, desenvolvedores entre outros especialistas para discutir os próximos passos da AI e o que o pessoal tem que estar ligado nas tendências que estão acontecendo
  4. Network: De nada vale o evento se não conseguirmos criar conexões, por isso todos os eventos terão um espaço de network ao final para fomentar as discussões. 

Como iniciativas como o SW ajudam a fortalecer o ecossistema local de inovação? 

Guilherme: O SW é um formato que potencializa a criação de negócios e empreendedores. Eu gosto de pensar no evento como uma introdução de novas pessoas ao ecossistema e ao dia a dia de uma startup em um formato acelerado. Além disso, também é um espaço para gerar conexão entre os membros do ecossistema. Isso é algo que estamos vendo cada vez que convidamos as pessoas a participarem desse processo com a gente. 

Como os interessados podem acompanhar os eventos preparatórios e garantir presença no SW Curitiba?

Guilherme: Estamos mantendo as divulgações nas nossas redes sociais, tanto no LinkedIn quanto no Instagram. Também dá para acompanhar todos os eventos que irão acontecer através da página oficial.

Qual recado você deixaria para quem tem uma ideia, mas ainda não se sente pronto para tirá-la do papel?

Guilherme: Eu sei que pode dar um frio na barriga, mas a melhor preparação para conseguir colocar uma ideia no ar é o processo de testar, errar, aprender e melhorar. Se você quer ver a sua ideia se tornar um negócio real, deixa o medo de falhar de lado e se comprometa em tentar de verdade. O Startup Weekend pode ser o seu campo de treinamento ideal.

Sobre o Techstars Startup Weekend AI Curitiba

O Techstars Startup Weekend é um programa global de educação empreendedora criado pela aceleradora americana Techstars. 

Com mais de 9 mil edições realizadas em 150 países, o modelo tem como proposta oferecer uma experiência prática e intensiva de três dias para transformar ideias em negócios reais. 

Durante o evento, os participantes formam equipes, contam com apoio de mentores experientes e apresentam suas soluções a um painel de avaliadores ao final do fim de semana.

A edição de Curitiba é organizada por Thiago HC, Guilherme Zanotto, Fernanda Schulte e Bianka Amorim, com apoio de Sebrae PR, Ateliware, UEX, Psyco.AI e Lojas MM. 

O Economia PR, único portal de notícias do estado com foco exclusivo em startups e inovação paranaenses, é o media partner oficial do evento.

As inscrições para os encontros de aquecimento estão abertas e podem ser feitas pelo link:  Warm-up 1 – 23 de abril.

Calendário completo:
📅 23 de abril – Warm-up 1
📅 21 de maio – Warm-up 2
📅 11 de junho – Warm-up 3 (previsto)
📅 23 de julho – Warm-up 4 (previsto)
📅 22 a 24 de agosto – Techstars Startup Weekend AI Curitiba

As inscrições para o Techstars Startups Weekend AI Curitiba serão abertas após o primeiro encontro, no dia 23 de abril.

Acompanhe mais informações e atualizações nas redes sociais oficiais:

Instagram: @startupweekend.curitibaai
LinkedIn: Techstars Startup Weekend AI Curitiba

Compartilhe

Leia também

Turista Foz do Iguaçu Economia PR

Como é o novo turista em Foz do Iguaçu – e o que isso revela sobre o futuro do destino

Foto: Divulgação

Sabor premiado: Cervejaria Araucária conquista reconhecimento nacional

agropecuaria inovacao economiapr

Como a ExpoLondrina transforma o setor agropecuário com inovação