Search

Foz do Iguaçu será sede do 8º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

forum sul brasileiro biogas biometano economiapr
Foto: César Silvestro Fotografia

O próximo Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB) voltará ao Paraná, estado que tem o maior número de plantas de biogás no Brasil.

Conforme o Panorama do Biogás Brasil 2023, são 1.365 plantas cadastradas no País, sendo o Paraná o estado mais representativo, com mais de 400 unidades geradoras de biogás.

Foz do Iguaçu, onde ocorreu a primeira edição em formato sul brasileiro do Fórum (em 2018), receberá novamente o evento de 14 a 16 de abril de 2026.

O anúncio ocorreu no encerramento da programação de painéis da sétima edição, que reuniu 764 inscritos – entre especialistas, pesquisadores, empresários, representantes dos setores público e privado e de instituições de cooperação internacional – em Bento Gonçalves (RS), de 8 a 10 deste mês.

“Tivemos um envolvimento muito grande do ecossistema do biogás. Nos três dias houve entrega de inovação, de conceitos do que está sendo realizado e do futuro para o biogás”, avalia Suelen Paesi, pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul e coordenadora do 7º Fórum.

O evento em Bento Gonçalves, no Dall’Onder Grande Hotel, teve 22 estados brasileiros representados; participantes de 17 países, incluindo o Brasil; mais de 50 patrocinadores e apresentação de 12 cases.

A equidade de gênero também foi assegurada nos painéis, cumprindo um dos compromissos do evento, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Fórum é um dos mais importantes eventos do setor no país, realizado anualmente, de forma itinerante nos três estados do Sul.

Suelen também destaca a relevância do evento pelo fato de movimentar diferentes redes ao longo de sua realização, da economia às relações sociais.

O papel do Fórum como um espaço que oportuniza conexões e interação entre os diferentes elos da cadeia do biogás, igualmente foi salientado pelo pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Airton Kunz.

“O Fórum conta com importante parceria entre organizações, empresas e pesquisadores. Conecta empresas que geram produtos para usinas, para serviços, com a academia. Essa tecnologia precisa constantemente de inovação, e a Universidade e instituições de pesquisa vêm aportar novas tendências e novas formas de produzir biogás”, explica.

O diretor de Estratégias de Mercado do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Felipe Souza Marques, lembrou que a decisão por manter o 7º Fórum no Rio Grande do Sul, estado recém-saído de uma enchente histórica, foi importante, inclusive como forma de apoio à reconstrução.

Anunciado como novo coordenador do evento em 2026, Felipe agradeceu aos parceiros, aos realizadores, patrocinadores e a todos que ajudaram a fazer o Fórum.

“É um trabalho longo, que a gente termina com um misto de emoções e querendo construir um evento excelente em 2026”, disse.

A lista de interessados para o próximo Fórum, o Lote Zero, que dá descontos especiais quando forem abertas as inscrições, já está disponível. As informações estão no site biogasebiometano.com.br

Após a programação de painéis, no último dia do evento (10/04), os participantes do 7º Fórum tiveram a chance de ver, na prática, o funcionamento de diferentes tipos de plantas produtoras de biogás e biometano no Rio Grande do Sul.

As visitas técnicas foram divididas em três roteiros simultâneos e contemplaram iniciativas de destaque nos setores industrial e da pecuária, de transformação de resíduos em energia limpa. Foram visitadas plantas de biogás nos municípios de Vila Flores, Casca, Ibiraiaras, Estrela e Minas do Leão.

Ao longo de três dias, em dez painéis, o 7º FSBBB debateu, dentre outros assuntos, resiliência climática, potenciais do biogás e certificação verde, reforçando temas sobre contribuições do setor para a redução de emissão de gases de efeito estufa e geração de energia limpa, utilizando resíduos orgânicos urbanos, industriais e da agropecuária.

Também oportunizou parcerias e prospecções no Espaço de Negócios; a apresentação de quatro projetos inovadores na iniciativa Momento Startups de Biogás e premiou com troféus e certificados os Melhores do Biogás 2025, nas categorias Melhor Planta de Biogás; Melhor Profissional e Melhor Organização. Na véspera, movimentou técnicos, produtores e pesquisadores em encontros e workshops paralelos.

O Fórum tem como instituições realizadoras a Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu.

A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindústria (SBERA).

Compartilhe

Leia também

resultado financeiro parana economiapr

Com rendimentos maiores que dívidas, PR tem melhor resultado financeiro do Brasil

feriadao parque nacional economiapr

Parque Nacional do Iguaçu registra o maior feriadão da história

softys economiapr

Softys Sepac apresenta soluções completas na ExpoApras 2025