Pesquisar

Plug and Play anuncia parceria com ecossistema de inovação de Londrina

plug play economiapr
Foto: Divulgação

A Plug and Play,  terceira investidora de capital de risco mais ativa do mundo em 2024, segundo o Pitchbook, anuncia parceria com o ecossistema de inovação de Londrina.

A Associação Brasileira de Tecnologia, Inovação e Comunicação de Londrina (Abratic), representando o comitê do ecossistema de tecnologia e inovação da cidade, irá assinar em 30/04 o termo de parceria que marca o início de uma colaboração estratégica voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas, aceleração de negócios e ampliação da visibilidade de Londrina como polo de inovação.

A cerimônia oficial de assinatura acontecerá no dia 30 de abril.

A parceria com a Plug and Play contempla uma série de iniciativas que vão desde o mapeamento de demandas tecnológicas do poder público à criação de um hub de inovação físico na cidade, passando por programas de incubação e aceleração de startups, fomento à digitalização e conexão entre empresas emergentes e grandes indústrias por meio do modelo Venture Clienting (Inovação Aberta).

A colaboração prevê ainda a estruturação de startups desde fases iniciais até sua consolidação em mercados internacionais, exportação de tecnologias desenvolvidas localmente, programas de inovação aberta e eventos que ampliem a visibilidade do ecossistema londrinense no Brasil e no exterior.

A expectativa é posicionar Londrina como referência nacional em GovTech e transformação digital, além de reforçar sua atuação como polo de inovação reconhecido globalmente.

“Estamos muito entusiasmados em iniciar essa jornada com o ecossistema de inovação de Londrina. A cidade já é referência nacional em tecnologia e empreendedorismo, e enxergamos aqui um potencial gigantesco para acelerar negócios com vocação global. Nosso objetivo é oferecer a infraestrutura, as conexões e o capital necessários para que startups locais possam escalar rapidamente, levando inovação brasileira para o mundo”, afirma Igor Mazaki, CEO da Plug and Play Brasil.

Segundo Ronaldo Couza, presidente da Abratic, a parceria com a Plug and Play é resultado de um esforço conjunto de diversas instituições locais, como o Arranjo Produtivo Local De Tecnologia Da Informação e Comunicação De Londrina e Região (APL) de TIC, TI/PR, Sebrae, Senai, Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e os governos municipal e estadual.

A Tata Consultancy Services (TCS), integrante do APL de TIC, teve papel fundamental na articulação do projeto, culminando na formalização da parceria.

“Com essa aliança estratégica, Londrina reafirma seu compromisso com o futuro da inovação no Brasil e se consolida como um ambiente fértil para o surgimento de soluções transformadoras que dialogam com o mundo. A chegada da Plug and Play é um marco para nosso ecossistema, pois além de atrair investimento e conhecimento, fortalece a cultura de colaboração e acelera a inserção das nossas startups em mercados internacionais”, defende.

A chegada da Plug and Play a Londrina acontece em um momento simbólico, tanto para a aceleradora quanto para o ecossistema local. De um lado, a empresa global consolida sua atuação na América Latina com a ambição de criar um fundo de US$ 50 milhões voltado à região e foco no Brasil.

Do outro, Londrina colhe os frutos de mais de uma década de articulação entre poder público, universidades e setor produtivo, posicionando-se como um dos polos de inovação mais promissores do país.

Essa convergência cria um ambiente ideal para que startups locais acessem uma rede internacional de oportunidades, enquanto a Plug and Play encontra na cidade um terreno fértil para desenvolver soluções com impacto global.

“A Plug and Play opera globalmente com três frentes principais: investimentos, inovação corporativa e aceleração de startups. No pilar de Venture Capital, atua na seleção, captação e investimento em empresas em estágios iniciais, conectando-as com grandes companhias nacionais e internacionais. Em inovação corporativa, ajuda organizações a identificarem problemas reais e a se conectarem com startups alinhadas técnica e culturalmente para solucioná-los. Já na aceleração, prepara empreendedores para escalar seus negócios globalmente, oferecendo acesso a uma rede de mentores, parceiros estratégicos e investidores”, explica Mazaki.

A atuação da empresa no Brasil teve início em 2016 com o investimento na Rappi, seguido pela CloudWalk, que se tornou unicórnio em 2021. Desde a abertura do escritório brasileiro, em 2019, a Plug and Play já investiu em 39 startups na América Latina, sendo 11 delas brasileiras.

Agora, com a meta de construir um fundo de US$ 50 milhões, o objetivo é realizar 10 novos investimentos por ano no país, com foco em fintechs, agritechs e energytechs.

Londrina, por sua vez, segundo dados da Abratic, já ocupa posição de destaque no setor de tecnologia da informação e comunicação, com cerca de 2.600 empresas de TIC e 238 startups de base tecnológica em diferentes estágios de maturidade.

O segmento representa aproximadamente 10% do PIB municipal, sustentado por uma base educacional sólida, composta por 13 instituições de ensino superior e mais de 55 cursos de graduação em TI — responsáveis por gerar aproximadamente 36 mil empregos diretos.

A cidade também é reconhecida por seu histórico de formação empreendedora e por ter sido o berço de startups de destaque nacional, como a Arkivus (adquirida pela Unico), a Deliveria (comprada pelo iFood) e a Olist, cuja trajetória começou em Londrina.

Além disso, Londrina é a origem da metodologia ELI, desenvolvida pelo Sebrae, que hoje mapeia ecossistemas de inovação em mais de 250 territórios no Brasil.

Compartilhe

Leia também

sebrae delas economiapr

Caravana Sebrae Delas reúne 575 empreendedoras em Curitiba

itaipu esg economiapr

Itaipu Binacional lidera ranking setorial de boas práticas ESG

inovacao pratica economiapr

Inovação em prática: universitários participam de jornada empreendedora