O Dia do Trabalho, celebrado em 1º de maio, é mais que uma data comemorativa — é um momento para refletir sobre as conquistas dos trabalhadores e os avanços necessários para promover ambientes de trabalho mais justos, diversos e inclusivos.
Buscando oferecer oportunidades de carreira para mulheres na indústria, grandes empresas utilizam os programas de atração e desenvolvimento de talentos para aumentar o número de profissionais mulheres em suas operações.
O Programa de Trainee Industrial da Votorantim Cimentos é um exemplo desse tipo de iniciativa. Na turma de 2024, foram selecionadas seis mulheres entre oito participantes.
A Júlia Roldão, 26 anos, foi uma das participantes do Programa de Trainee Industrial 2024 da Votorantim Cimentos. O dia 1º de maio deste ano terá um significado especial para Júlia, pois é a data que será efetivada como engenheira de minas na empresa.
Nesta posição, Julia atuará no planejamento e fiscalização da extração de calcário e argila das minas que abastecem a maior fábrica de cimento da América Latina da Votorantim Cimentos, localizadas na cidade de Rio Branco do Sul.
Pelo Programa de Trainee Industrial da Votorantim Cimentos, Júlia já percorreu três estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais e Paraná – aprendendo toda a parte operacional do segmento industrial e de mineração.
Há mais de um ano, ela se dedica integralmente a sustentabilidade e a eficiência operacional na extração de calcário e argila das minas.
Com o término do programa neste mês de abril, Júlia já planeja os próximos passos na carreira como engenheira de minas.
“Quero trilhar um caminho para chegar lá na frente com mais especializações na área, me tornando uma referência. Me sinto orgulhosa em garantir a segurança de tantas pessoas e por abraçar esta oportunidade do Programa de Trainee Industrial da Votorantim Cimentos, que com certeza está ajudando diversas outras mulheres a entrarem nas grandes indústrias”, afirma Júlia.
A Votorantim Cimentos estabeleceu em seus Compromissos de Sustentabilidade para 2030 a meta global de atingir 25% de mulheres em posições de liderança.
Em 2024, a companhia já chegou próximo desse objetivo, encerrando o ano com 24,8% de mulheres em cargos de liderança em suas operações globais. A evolução foi de mais de quatro pontos percentuais desde 2020, quando esse índice era de 20,1%.
“Como parte do nosso jeito de ser ético e humano buscamos tornar o nosso ambiente de trabalho cada vez mais diverso e inclusivo. Por isso desenvolvemos vários programas de atração, desenvolvimento e retenção de talentos com foco especial nas mulheres. No caso do Programa de Trainee Industrial, vemos a contribuição real delas para o crescimento da empresa, tornando efetiva a nossa missão de oferecer às mulheres mais condições de ingressar no mercado de trabalho e evoluir profissionalmente”, afirma a gerente geral de Gente da Votorantim Cimentos no Brasil, Sabrina Scanapieco.
Entre as iniciativas da Votorantim Cimentos para acelerar a inclusão feminina e a inserção em posições de liderança está a Trilha de Capacitação Técnica de Mulheres, um programa de desenvolvimento para mulheres que atuam nas operações da companhia no Brasil desde posições iniciais, como aprendiz e estagiária, até o nível técnico e de liderança nas áreas de Manutenção, Mineração, Produção e Qualidade. Mais de 100 empregadas estão sendo capacitadas pela iniciativa no primeiro ciclo do programa, iniciado em 2024.
Em 2024, a Votorantim Cimentos também iniciou uma trilha de conhecimento para Desenvolvimento para Mulheres Não Líderes chamado de Protagonismo e Autodesenvolvimento: mulheres construindo caminhos, que teve a participação de 860 mulheres ao longo do ano.
Já o Lidera VC é um programa para o desenvolvimento de mulheres líderes lançado em 2020. Mais de 250 mulheres já participaram do programa, que aborda diferentes temáticas a partir da perspectiva de gênero e inclusão, como estereótipos de gênero, negociação, liderança inclusiva, liderança estratégica e imagem profissional.
Outra iniciativa da Votorantim Cimentos é o Programa Evoluir, que oferece qualificação profissional gratuita aos moradores e empregados das localidades onde a empresa atua, ampliando as oportunidades dos participantes no mercado de trabalho e reforçando o compromisso de construir um legado positivo para a sociedade.
Os cursos técnicos são realizados em parceria com entidades de formação técnica profissional, como o Serviço Nacional da Indústria (Senai) e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT).
Em 2024, foram concluídas 17 turmas com 230 vagas ofertadas nos cursos, sendo 155 vagas destinadas para mulheres.
Os cursos são nas áreas de Manutenção Mecânica, Eletricista Industrial, Mineração, Máquinas Industriais, Eletromecânica, Química e Soldagem. Além das comunidades locais, alguns programas também são direcionados à capacitação técnica e profissional para empregados e empregadas.