Referência em atendimento de média e alta complexidade na região Oeste do Paraná, o Hospital Itamed, em Foz do Iguaçu, está passando por uma transformação estratégica que vai muito além da mudança de nome e identidade visual.
Sob gestão da Fundação de Saúde Itaiguapy, a instituição reforça seu compromisso com o cuidado humanizado, a inovação na saúde pública e o fortalecimento da governança. O rebranding marca uma nova fase para o hospital, que passa a integrar, sob a mesma marca, hospital, plano de saúde próprio, laboratório de análises clínicas e centro médico com mais de 40 especialidades.
Mais de 60% dos atendimentos realizados pelo Itamed são destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Para complementar o financiamento dessas atividades, a instituição promove campanhas de incentivo à destinação de parte do Imposto de Renda a projetos sociais que beneficiam públicos como crianças, adolescentes e idosos.
O diretor-superintendente do Hospital, Gilmar de Oliveira, destaca que essa é uma oportunidade real de transformar impostos em saúde de qualidade, com impacto direto na vida de quem mais precisa.
Nesta edição do Economia PR Drops, conversamos com Gilmar sobre a nova fase do Itamed, os investimentos em estrutura, pessoas e tecnologia, as estratégias de expansão e o fortalecimento da cultura ética que norteia todas as ações da instituição. Confira:
O Hospital Itamed passou recentemente por um rebranding. O que motivou essa mudança de identidade e o que ela representa para a instituição?
Gilmar: A mudança de identidade do Hospital Itamed foi motivada por um momento de amadurecimento institucional. Entendemos que nossa imagem precisava refletir de forma mais clara, simples e objetiva o nosso propósito, nossos valores e a excelência dos serviços que prestamos. O rebranding representa, acima de tudo, um alinhamento entre quem somos internamente e como queremos ser percebidos: um hospital de alta complexidade, moderno, humano, eficiente e comprometido com o cuidado integral das pessoas, independente também, da fonte pagadora, seja do SUS, particular ou conveniados. A nova marca traz consigo não apenas um novo visual, mas uma nova fase na nossa trajetória.
Como a nova fase do Itamed impacta a gestão do hospital em termos de eficiência e estratégia?
Gilmar: Essa nova fase nos impulsiona a buscar uma gestão cada vez mais profissionalizada e orientada por dados. Estamos reforçando processos internos, aprimoramos nossa estrutura organizacional e estabelecemos metas mais claras e alinhadas à nossa visão de futuro. Com isso, ganhamos agilidade nas decisões e mais foco em resultados, sem perder a humanização no atendimento, que continua sendo um dos nossos pilares.
Quais foram as mudanças ou reforços implementados nas políticas de compliance e governança do hospital em conjunto com o processo de rebranding e reposicionamento?
Gilmar: Com o reposicionamento, esses pilares foram fortalecidos. Estruturamos melhor nossos comitês internos, revimos políticas e códigos de conduta, e estamos promovendo capacitações contínuas com nossas lideranças e colaboradores. A transparência e a integridade são valores inegociáveis para o Itamed, e seguimos avançando na consolidação de uma cultura ética em todos os níveis da organização.
Quais investimentos estão sendo feitos para acompanhar esse reposicionamento — tanto em estrutura quanto em qualificação de equipe?
Gilmar: Estamos investindo na modernização da infraestrutura, aquisição e substituição de equipamentos e tecnologia de ponta para diagnóstico e tratamento. Além disso, iniciamos um plano robusto de capacitação e desenvolvimento para nossas equipes, como a formação e assessoramento para liderança conduzido por renomadas instituições do país. Tudo em consonância com nosso Planejamento Estratégico. Acreditamos que o cuidado começa com quem cuida, por isso estamos valorizando nossos profissionais e oferecendo condições para que cresçam junto com o hospital.
Existe uma expectativa de crescimento ou expansão de serviços nos próximos anos?
Gilmar: Sim. Estamos nos preparando para crescer de forma sustentável, com foco na ampliação de especialidades e subespecialidades e serviços de alta complexidade, a exemplo do centro cirúrgico e unidades de tratamento intensivo (UTI’s). Queremos consolidar o Itamed como uma referência regional, tanto pela qualidade técnica quanto pelo atendimento humanizado. Parte desse crescimento também envolve parcerias estratégicas e a ampliação da nossa atuação em saúde suplementar.
Quais os próximos passos do Hospital?
Gilmar: Seguiremos firmes na execução do nosso plano estratégico, sempre com o paciente no centro das decisões . Nossos próximos passos incluem a ampliação de leitos, lançamento de novos serviços, e o fortalecimento do nosso modelo de atenção integrada, além da consolidação da modernização dos processos de gestão, incluindo o aperfeiçoamento do relacionamento com stakeholders, de forma transparente, ética e colaborativa. Continuamos ouvindo a população, os colaboradores e os parceiros, porque sabemos que a construção de um hospital de excelência se faz com diálogo, compromisso e visão de futuro.