A Escola do Funileiro deu o pontapé inicial em sua expansão nacional com a inauguração de sua primeira unidade franqueada no município de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná.
A operação será conduzida pelos franqueados André Marques Barboza e Adriano Martins, profissionais com sólida experiência no setor de reparação automotiva.
Com uma proposta inovadora de ensino técnico, a Escola do Funileiro tem como missão qualificar profissionais nas áreas de funilaria, pintura e estética automotiva, contribuindo para suprir a crescente demanda por mão de obra especializada no mercado.
Segundo Marques, o propósito da rede foi o principal fator que motivou a parceria.
“Percebemos que a Escola do Funileiro não está focada apenas na venda de cursos, mas sim na formação de profissionais realmente preparados para o mercado. Além disso, o trabalho social que desenvolvem foi algo que nos chamou a atenção. Nosso objetivo é oferecer aprendizado de qualidade e inserir o maior número possível de pessoas no mercado de trabalho, transformando vidas e a realidade do setor na região de Curitiba”, destaca.
Além de atuar no ramo de educação, Marques também comanda uma consultoria voltada à melhoria da gestão em oficinas de funilaria e pintura, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do segmento.
A nova franquia surge como um braço da Escola do Mecânico, rede com mais de 50 unidades em operação em todo o Brasil, que já formou milhares de profissionais nas áreas de mecânica e reparação automotiva.
As unidades da Escola do Mecânico também são reconhecidas por ações que promovem diversidade e inclusão, incentivando a participação de mulheres e jovens no universo automotivo. A fundadora e CEO das duas marcas, Sandra Nalli, celebra a expansão.
“Nosso modelo é baseado em impacto social com viabilidade financeira. Queremos levar conhecimento para que o aluno possa trabalhar com o que ama, abrir seu próprio negócio e gerar renda. Hoje, faturamos cerca de R$ 60 milhões e temos como meta encerrar o ano com R$ 70 milhões. Acreditamos em uma educação transformadora, inclusiva e alinhada às necessidades reais do mercado”, afirma Sandra, que acumula mais de 30 anos de experiência no setor.
Para Melissa Sartori, Diretora de Marketing e CX América do Sul da Norton Abrasivos, a chegada da nova unidade representa um passo importante para o setor e para a Norton.
“Com 140 anos de história global e presença sólida no setor automotivo, seguimos comprometidos em impulsionar o desenvolvimento técnico da cadeia de reparação automotiva. Ao lado de uma escola que transforma profissionais por meio da educação, ampliamos nosso papel além do fornecimento de soluções em abrasivos — contribuímos diretamente para a formação de mão de obra qualificada e para o crescimento sustentável do mercado”, finaliza.