Pesquisar

Antes da NR-1, empresas do PR já valorizam o bem-estar dos colaboradores

saude mental economiapr
Foto: SewcreamStudio / Getty Images

No Brasil, o aumento de afastamentos por transtornos mentais se tornou uma realidade preocupante. Em 2024, o país registrou o maior número de licenças por esse motivo em uma década, com 472.328 afastamentos — um aumento de 68% em relação ao ano anterior, segundo dados do Ministério da Previdência Social.

O impacto das doenças mentais no ambiente de trabalho tem levado as empresas a repensarem suas políticas internas.

Para responder a essa necessidade, em 26 de maio de 2025 entra em vigor a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que obrigará as empresas a adotarem medidas para identificar e mitigar os riscos psicossociais, como sobrecarga de trabalho e assédio moral, em seus ambientes corporativos.

A fiscalização e aplicação de penalidades relacionadas à nova norma começam a partir de 2026, conforme o Ministério do Trabalho e Emprego.

No Paraná, um número crescente de empresas tem se engajado nesse movimento, muito antes da atualização da legislação. A Construtora Equilíbrio é um exemplo claro dessa visão, com um compromisso com a saúde mental de seus colaboradores que remonta a mais de uma década.

A empresa, que atua no mercado de construção civil, tem investido constantemente no desenvolvimento socioemocional de seus funcionários, com um trabalho focado em apoio psicológico e promoção do equilíbrio emocional no ambiente corporativo.

Há 12 anos, a Construtora Equilíbrio conta com uma profissional dedicada ao acompanhamento e suporte dos seus colaboradores, oferecendo um atendimento humanizado, personalizado e focado no bem-estar de cada indivíduo.

Além disso, a empresa tem o selo de responsabilidade socioemocional do projeto Mentes Saudáveis, Lares Felizes, em parceria com o renomado psiquiatra Augusto Cury, o que reforça o comprometimento com a saúde mental como parte de sua cultura organizacional.

Anna Paula Araujo, diretora de incorporação da Construtora Equilíbrio, enfatiza a importância de iniciativas de apoio psicológico dentro das empresas.

“Desde o começo, entendemos que o bem-estar dos nossos colaboradores não é apenas uma responsabilidade, mas um compromisso essencial para o bom desempenho da empresa. A saúde mental é fundamental para a nossa cultura e, mais do que nunca, se tornou um pilar para o desenvolvimento sustentável das organizações. Estamos convictos de que um ambiente de trabalho saudável e acolhedor gera melhores resultados para todos”, afirma Anna Paula.

O trabalho da construtora vai além da implementação de programas psicológicos. A empresa promove uma política interna que visa combater o assédio, a sobrecarga de trabalho e garantir um espaço para o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal de seus colaboradores.

A empresa reconhece que, em setores como o da construção civil, onde a pressão e os desafios são constantes, criar um ambiente saudável é fundamental para a manutenção da qualidade de vida e, consequentemente, da produtividade.

À medida que a NR-1 entra em vigor, mais empresas, especialmente no Paraná, devem seguir o exemplo da Construtora Equilíbrio, integrando ações efetivas de apoio à saúde mental e oferecendo um espaço mais humano e consciente para seus colaboradores.

Além de programas estruturados de apoio emocional, a Equilíbrio também adota práticas cotidianas voltadas ao bem-estar físico e mental de sua equipe.

A empresa possui uma carga horária semanal de 42 horas, abaixo da média de mercado, e desencoraja a realização de horas extras, reforçando o compromisso com a qualidade de vida.

“Fazemos questão que todos saiam no horário. Isso é parte da nossa cultura”, destaca Raquel Zampier, gerente da área de Gestão de Talentos, mentora e coaching.

Desde 2022, a construtora instituiu pausas de descompressão durante o expediente: são 10 minutos pela manhã e 10 minutos à tarde para que os colaboradores possam relaxar, fazer um lanche, caminhar pelo terreno arborizado ou até mesmo resolver assuntos pessoais.

Outro destaque é o recém-inaugurado espaço de convivência, que conta com redes, pergolado, flores, puffs para descanso, além de mesas de sinuca e pingue-pongue.

“Tem colaborador que aproveita para dormir na hora do almoço, ler ou simplesmente relaxar”, conta Raquel.

O espaço também funciona como ponto de encontro para happy hours, churrascos e festas organizadas pelos próprios colaboradores.

A cultura do esporte também é fortemente incentivada pela empresa. Os colaboradores participam de jogos semanais de futebol e vôlei, além de receberem apoio para participar de corridas de rua, como a The Hardest Run, patrocinada pela construtora.

Treinos organizados entre os próprios funcionários complementam a iniciativa.

Outro diferencial da Equilíbrio é oferecer serviços de mentoria e coaching para seus colaboradores, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de forma integrada.

A escuta ativa também é um pilar essencial da gestão: reuniões periódicas de feedback são realizadas para que os colaboradores possam expressar suas dificuldades, ideias e sugestões.

“Escutar é um dos principais atos de cuidado. Às vezes, o que a pessoa mais precisa é ser ouvida com atenção e respeito”, complementa Raquel Zampier.

Compartilhe

Leia também

Passaporte Veicular Digital Economia PR

Motoristas vão testar novo Passaporte Veicular Digital

Empresas cenário econômico Economia PR

Empresas do PR confiam mais em si que no cenário do país

NHS Sistemas Economia PR

NHS expande atuação e aposta em sistemas híbridos e gestão energética