Pesquisar

Escola de Espectadores do PR realiza troca de experiências com pioneira mundial

escola de espectadores economiapr
Foto: Arquivo pessoal

O Plateia Pensante – A Escola de Espectadores do Paraná, projeto-piloto da Secretaria de Estado do Cultura do Paraná e do Governo do Paraná, por meio da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, de natureza cultural e educativa que visa formar e preparar diferentes públicos para a apreciação e usufruição de conteúdos e produções de variadas vertentes artísticas, promoveu um intercâmbio cultural com a “Escuela de Espectadores de Buenos Aires – EEBA”, projeto que inspirou a escola paranaense, que existe na capital argentina desde o ano 2001.

Na oportunidade, as dirigentes do programa paranaense das cidades de Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão conheceram o projeto no país vizinho e foram recebidas pelo Diretor e Fundador, Dr. Jorge Dubatti, que é crítico, historiador e professor da Universidade de Buenos Aires.

Dubatti também é coordenador do Centro Cultural de Cooperação Floreal Gorini, integrante da Cátedra Itinerante de Teatro Latinoamericano e pesquisador da cena contemporânea na América Latina, no campo da filosofia do teatro e cartografia da arte.

“Recebo com alegria as colegas de trabalho que estão com a missão de implementar a Escola de Espectadores do Paraná. Cada região, cada local tem sua especificidade. Serão quatro escolas distintas, uma para cada cidade no Paraná, pois haverá situações e demandas específicas em cada local. É importante ficarmos antenados para o que sucede em cada um destes locais. Mas a troca, a experiência em cada uma delas são ferramentas necessárias uma para a outra, assim como estamos fazendo agora entre a Escola de Espectadores do Paraná com a Escola de Espectadores de Buenos Aires”, comenta o Dr. Jorge Dubatti.

Na oportunidade do intercâmbio, Bruna Bayley, coordenadora geral do programa, Herica Veryano, coordenadora pedagógica e Larissa Rezino, coordenadora de regionais da Plateia Pensante – A Escola de Espectadores do Paraná – participaram de uma aula na capital do país vizinho, além de assistirem ao espetáculo “Carnada”, de Susana Molina e direção de Cintia Miraglia, juntamente com os alunos da Escola de Espectadores de Buenos Aires, em que puderam também acompanhar a desmontagem da peça e um bate-papo especial com Jorge Dubatti e os integrantes da companhia. 

“Foi uma experiência muito enriquecedora, pois Buenos Aires tem uma relação muito forte com as artes cênicas. Foi muito bom poder perceber o respeito, o carinho e a forma que a Escola de Espectadores de Buenos Aires discute os espetáculos que estão em cartaz na cidade. Pudemos apresentar para o Dr. Jorge Dubatti o nosso modelo dos materiais didáticos que utilizaremos no programa aqui no Paraná e a metodologia para os perfis das turmas que serão montadas, que foram elogiados por ele”, explica Bruna Bayley, coordenadora geral da Escola de Espectadores do Paraná – Plateia Pensante.

O Plateia Pensante – Escola de Espectadores do Paraná tem como inspiração a Escola de Espectadores de Buenos Aires, conforme exposto no Edital Qualifica Paraná – Chamamento Público nº 005/2024, sendo um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Estado do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal. 

Compartilhe

Leia também

olimpiada inovacao economiapr

PR terá 2,1 mil alunos na nova etapa da Olimpíada de Inovação

indice inovacao estados

Índice de Inovação dos Estados confirma PR como potência nacional

faturamento simpress economiapr

Faturamento da Simpress no PR cresce 17% no primeiro semestre de 2025