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Comunicação no mundo dos negócios: uma ferramenta estratégica

georgia pereira comunicação economiapr
Foto: Antoniella Orlandi

A necessidade de comunicar faz nascer novos projetos como este que você tem em mãos. Um novo espaço de interação, com boas práticas e informações que possam contribuir para o desenvolvimento local e regional. Este é um dos motivos da existência deste canal e desta coluna para que possamos contribuir com conteúdo qualificado ao universo dos negócios.

Após 13 atuando dentro de empresas, gestora e colaboradora de comunicação em organizações de atuação nacional, vivi os desafios da comunicação interna, externa e institucional em diferentes papeis, em situações distintas. Hoje, como empreendedora, ampliei a visão sobre este universo, compreendendo que em cada contexto existe um viés a ser analisado.

Na maior parte das vezes, os ruídos ocorrem por falhas na interação humana dos relacionamentos e não apenas por condições técnicas dos envolvidos. Pela aptidão de falar e escrever, acreditarmos que elas nos dão condições claras de conexão humana. Temos, portanto, a sensação de nos comunicarmos bem. Quando na verdade, é “como” nos expressamos que os problemas surgem.

A mensagem de texto que “soou” áspera, o áudio enviado na pressa, o email sem informação clara, a conversa rápida no corredor da empresa que deixou mais dúvidas que certezas, a reunião que serviu para agendar outra, a videoconferência pouco produtiva… tudo isso tem reflexos na rotina dos negócios.

A diversidade da formação humana (cultural, regional, linguística, dentre tantas outras) nos torna únicos e exige de cada um o interesse pelo outro para transmitir o que deseja sem tantos obstáculos. E nem sempre o desafio está no uso da tecnologia (que recebe a “culpa”). A falha é humana. E até, quando não dizemos, ou seja, o silêncio, estamos comunicando. Sem falar da nossa comunicação não verbal (gestos e expressões – mas isso será assunto para outra coluna!) que expressa tanto mesmo sem intenção.

Você pode estar pensando: invisto em treinamentos e cursos e não percebo grandes mudanças na equipe. Digo que eles são essenciais e precisam ser constantes. Para fortalecê-los crie uma cultura de comunicação transparente, honesta e com respeito mútuo.

Seja o primeiro a adotar tal postura.

Tenha canais bem estabelecidos para clientes internos (seus colaboradores), fornecedores, parceiros, e consumidores possam interagir com a sua marca – aqui lê-se com as pessoas que dão vida para ela – de forma sustentável e acessível.

Perceba que uma comunicação bem estruturada e estratégica tem reflexos em todas as esferas de uma organização. No aspecto humano, que repercute na execução, que interfere em prazos, que demonstra a qualidade da entrega, que são mostrados nos números, nas metas, nas vendas…

E esta complexidade nos dará oportunidade de múltiplas abordagens.

Será um prazer ter você aqui comigo, todos os meses!

Seja muito bem-vindo!

Sinta-se à vontade para compartilhar ideias e sugestões.

O diálogo aberto promove o crescimento. Até breve!

Abaixo, meus canais para contato:

@jornalista.georgiapereira
[email protected]

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Jornalista especialista em mídias digitais, negociação empresarial e Comunicação e Expressão.

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