Search

Copel coloca três usinas solares em operação

copel solar economiapr
Foto: Divulgação

A Copel – Companhia Paranaense de Energia investiu em um novo modelo de negócio, no qual os clientes podem adquirir créditos de energia gerada por uma usina solar fotovoltaica (UFV). Por meio do programa Copel Solar, a companhia projetou três complexos de geração fotovoltaica, que permitirão aos clientes assinarem contratos para utilizar os créditos, o que pode gerar economia de até 15% nos custos de energia. Os três projetos foram executados pela FiberX Renováveis e entraram em operação entre os dias 31 de maio e 3 de julho de 2024.

A Usina Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, entrou em operação em 3 de julho, a Usina Segredo, que fica no município Reserva do Iguaçu (próximo à Usina Hidrelétrica Gov. Ney Braga), foi inaugurada em 23 de junho, e a Usina Sarandi, no município de mesmo nome, iniciou a operação em 31 de maio, todas em 2024. Juntas, as usinas totalizam cerca de 19,8 MWp (megawatt-pico) de potência instalada.

“As três usinas foram concebidas com tecnologia tracker, o que significa que elas acompanham o movimento do sol. Dessa forma, é possível ampliar a geração de energia, aumentando a eficiência”, explica Paulo Andrade, vice-presidente da FiberX Renováveis.

“Estamos muito felizes com a entrega dessas usinas, porque não se trata apenas de economia na conta de luz, é um projeto que beneficia o meio ambiente, ao reduzir a emissão de carbono com geração de energia 100% renovável”, completa.

As usinas funcionam no regime de geração distribuída compartilhada, ou seja, permitem que as unidades consumidoras (mesma pessoa física ou jurídica) dentro da área de concessão sejam beneficiadas pela energia gerada.

A Copel disponibiliza esse serviço para clientes comerciais do grupo B (baixa tensão) com conta mensal superior a R$ 400,00 e que ainda não façam uso do sistema de compensação de energia. Conforme divulgação da Copel, das cerca de 1.000 vagas disponíveis no programa, 90% já haviam sido preenchidas na primeira semana de julho.

Saiba mais sobre os projetos:

  • Usina Sarandi, em Sarandi (PR): Usina de 6,4 Mwp com instalação de 9280 placas e capacidade de gerar 13,5 GW/h ano, tendo sistema 100% automatizado e funcionamento remoto. A construção fica em uma área de 11 hectares e envolveu 90 funcionários da FiberX Renováveis, sendo que o projeto foi 100% desenvolvido pelo time da unidade de Sapucaia do Sul (RS). Tem capacidade de atender 400-500 residências de pequeno porte.
  • Usina Segredo, em Reserva do Iguaçu (PR): Formada por cinco usinas de 1,4 Mwp (1860 placas por obra), soma 9300 placas e capacidade de gerar 13,5 GW/h ano. Instalada em área de 11 hectares, consegue atender de 400-500 residências de pequeno porte. O projeto do sistema 100% automatizado com funcionamento remoto foi totalmente desenvolvido pela unidade de Sapucaia do Sul (RS) e envolveu 80 funcionários da FiberX.
  • Usina Santo Antônio da Platina, em Santo Antônio da Platina (PR): Formada por uma usina de 6,4 Mwp com instalação de 9280 placas e capacidade de gerar 13,5 GW/h ano. Ocupa 12 hectares de área, com capacidade de atender de 400-500 residências de pequeno porte. O projeto 100% automatizado com funcionamento remoto foi totalmente desenvolvido pela unidade de Sapucaia do Sul (RS) da FiberX, sendo que a construção envolveu 90 funcionários.

Compartilhe

Leia também

festval sj economiapr

Festval inaugura nova loja em São José dos Pinhais

tecpar maringa economiapr

Evento marca início das obras do Parque Tecnológico em Maringá

congresso empresarial economiapr

Sicredi patrocina maior congresso empresarial do PR