Search

Sebrae promove encontro estadual para incentivar políticas de desenvolvimento

sebrae encontro foz do iguaçu economiapr
Foto: Hidalgo Gomes

Nos dias 5 e 6 de agosto, Foz do Iguaçu sediará o Encontro Estadual de Políticas Públicas 2024. Organizado pelo Sebrae/PR, o evento acontecerá no Grand Carimã Resort e Convention Center e vai reunir integrantes de comitês de desenvolvimento territoriais e municipais, lideranças dos setores público e privado, e agentes de desenvolvimento. O foco será a troca de experiências, o fomento e o incentivo às agendas ligadas à melhoria do ambiente de negócios.

A programação começa no dia 5, às 8 horas, e abordará temas como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança). Outro destaque é a apresentação dos casos de sucesso do Paraná que venceram a etapa Paraná do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (Bom Jesus do Sul, Cerro Azul, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Jacarezinho, Londrina, Pato Branco e Ponta Grossa) e as que conquistaram o primeiro lugar nacional nas categorias Empreendedorismo na Escola (Assaí) e Sustentabilidade e Meio Ambiente (Curitiba). Oficinas, dinâmicas de apresentação, competições de conhecimento e oportunidades de networking entre os agentes de desenvolvimento também estarão na agenda.

Ambiente paranaense de negócios


No Paraná, o cenário é considerado positivo. Em 2023, o tempo médio de abertura de uma empresa no Estado era de 9 horas, de acordo com a base de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Ainda no ano passado, R$ 9,2 bilhões das compras públicas realizadas em 2022 foram produtos ou serviços das micro e pequenas empresas.

Atualmente, 141 municípios participam do programa Cidade Empreendedora, 80 do programa Cidade Empreendedora Digital, e 397 municípios estão integrados à Redesim. Além disso, cerca de 90% dos municípios possuem Sala do Empreendedor.

Segundo Rubens Palma, coordenador de Políticas Públicas do Sebrae/PR, o evento visa reconhecer a atuação no desenvolvimento municipal e nas pautas de ambiente de negócios.

“Vamos trazer casos de sucesso, novos conhecimentos, tendências, além de momentos de criação, em que eles poderão trocar experiências e compartilhar com os demais aquilo que está funcionando localmente”, comenta Palma.

O coordenador destaca, também, a importância da disseminação de boas práticas e conhecimento durante o evento, principalmente com foco nos agentes de desenvolvimento.

“O agente de desenvolvimento é o nosso ponto focal no município, atuando como verdadeiros agentes de transformação. É por meio da atuação deles que conseguimos colocar os eixos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa para serem trabalhados no município, sempre com foco na melhoria do ambiente de negócios para micro e pequenas empresas,” complementa.

Durante os dois dias, acontecerão palestras, apresentações dos casos de sucesso, oficinas, dinâmicas de apresentação e competições de conhecimento. Durante o Encontro, também será realizado o reconhecimento dos municípios participantes do Programa Cidade Empreendedora e os agentes de desenvolvimento com maior destaque na atuação durante o ano de 2024.

Compartilhe

Leia também

junta comercial economiapr

Junta Comercial do PR inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

premio nacional economiapr

Governo do PR é finalista em premiação de transformação digital

diversidade economiapr

Diversidade embala as ações da Semana Global de Empreendedorismo