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Keep Charged adota modelo de microfranquia e ganha força no mercado publicitário

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Foto: Divulgação

Em um mundo cada vez mais dependente de dispositivos móveis, a falta de bateria pode ser um verdadeiro pesadelo para quem precisa estar conectado o tempo todo. No entanto, algumas soluções inovadoras, como a Keep Charged, têm surgido para enfrentar esse problema, que combina tecnologia e publicidade, oferecendo não apenas uma maneira de manter os dispositivos carregados, mas também uma nova plataforma de divulgação para as marcas.

Fundada em 2019, a empresa curitibana começou oferecendo carregadores de celular gratuitos para estabelecimentos parceiros, vinculados a um aplicativo que conecta usuários a esses pontos de recarga. A iniciativa logo se mostrou promissora, crescendo rapidamente até a chegada da pandemia de Covid-19, que fechou o comércio e inviabilizou o funcionamento dos carregadores. Com cerca de 80% dos equipamentos extraviados ou perdidos em locais que faliram e o pivot foi inevitável.

Foi a partir desse desafio que surgiu a ideia de transformar a Keep Charged em uma rede de microfranquias de publicidade. Com o novo formato, a empresa conquistou 139 unidades comercializadas em 22 estados do Brasil, impactando mais de 100 mil pessoas diariamente. A proposta, além de resolver a dor da falta de bateria, também proporciona uma experiência diferenciada para marcas anunciantes, que ganham visibilidade nos displays enquanto oferecem um serviço útil e gratuito aos clientes.

Saiba mais no Economia PR Drops com Cezar Santos, CEO e fundador da Keep Charged.

Como surgiu o insight para a criação da Keep Charged?

Cezar: A ideia surgiu no dia em que fiquei sem bateria no celular e precisava urgentemente falar com uma pessoa, mas não havia onde carregar meu aparelho. Nesse momento, pensei em quantas usuários passam por essa situação diariamente e decidi pesquisar uma solução para esse problema. Foi assim que criei um aplicativo que mapeia pontos de carregamento e displays publicitários (carregadores), disponibilizados em estabelecimentos comerciais parceiros, como restaurantes, clínicas e etc.

Quais são as soluções oferecidas e seus diferenciais?

Cezar: Oferecemos gratuitamente displays publicitários com carregadores de celular para estabelecimentos comerciais. Para o consumidor final, o uso também é gratuito. Nosso principal diferencial é a monetização recorrente por meio da publicidade: os anunciantes pagam para expor suas marcas nos displays, que ficam visíveis aos clientes enquanto eles utilizam o serviço de carregamento.

Por que adotar o modelo de franquia e quais foram os principais desafios dessa transição?

Cezar: Percebemos que, para expandir o negócio, seria necessário estar fisicamente presente para instalar os displays, realizar a manutenção e, principalmente, manter um bom relacionamento com os proprietários dos estabelecimentos parceiros. Isso nos levou à criação de uma rede de franqueados que nos ajudasse a expandir nossa atuação em diversas regiões do país. O maior desafio foi garantir que os franqueados mantivessem o padrão de qualidade e proximidade no relacionamento com os parceiros. Superamos esse desafio através de um suporte contínuo, treinamentos e com múltiplos canais de comunicação e acompanhamento, que asseguram que o padrão de qualidade seja mantido. Aqueles que seguem as diretrizes têm alcançado resultados expressivos.

Quais são as principais demandas dos consumidores nesse setor atualmente?

Cezar: Trabalhamos com diferentes tipos de consumidores:

  • O cliente final, que hoje em dia resolve quase tudo pelo celular, desde redes sociais até aplicativos de banco, e tem a constante necessidade de manter a bateria carregada. 
  • Os estabelecimentos parceiros, que querem oferecer um diferencial aos seus clientes sem ter que arcar com custos adicionais. 
  • Os anunciantes, que buscam maneiras de se destacar em um mercado digital altamente competitivo, onde quem investe mais, geralmente, obtém melhores resultados. 

Nosso modelo oferece uma solução inovadora: o anunciante consegue exibir sua marca em mini outdoors nas mesas dos estabelecimentos, com uma alta taxa de exposição, e ao mesmo tempo, proporciona uma comodidade ao cliente, gerando uma relação de reciprocidade e proximidade com a marca.

Quais são os próximos passos da empresa?

Cezar: Nosso objetivo é crescer de forma sustentável e colaborativa, focando na qualidade, e não apenas na quantidade. Estamos avaliando o perfil dos novos franqueados para garantir que eles tenham tempo e dedicação para multiplicar sua renda através da venda de publicidade e da oferta de comodidades aos estabelecimentos parceiros. Queremos franqueados que estejam comprometidos em seguir nossa visão e que contribuam para o crescimento saudável da marca.

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