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SHEIN anuncia chegada ao PR e promete “concentrar esforços” no estado

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Foto: Wanezza Soares

A varejista SHEIN segue expandindo seu marketplace em terreno brasileiro. Dessa vez, o Paraná foi o estado escolhido para dar continuidade aos planos de expansão da gigante. Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel foram as cidades selecionadas para a atuação paranaense da chinesa. A empresa, que já ultrapassa 45 milhões de usuários na plataforma, pretende alcançar 1.500 vendedores locais até o final de novembro.

O Economia PR Drops conversou com o diretor-geral da SHEIN no Brasil, Felipe Feistler, para saber mais sobre a chegada ao estado e quais as expectativas para a economia local.

Por que o Paraná foi escolhido como a próxima região estratégica para a expansão do marketplace da SHEIN? Quais características dessas cidades-foco (Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel) foram determinantes na escolha?

Felipe: A SHEIN escolheu a região do Paraná como foco para a expansão de seu marketplace devido à sua localização estratégica, com a proximidade geográfica com São Paulo, além do grande potencial para captação de vendedores e escalabilidade. O Paraná também conta com um ecossistema logístico robusto, essencial para o crescimento eficiente do marketplace. Escolhemos as regiões-foco para 2024 com muito cuidado para garantirmos qualidade tanto para os vendedores da nossa plataforma como para os nossos consumidores. Isso quer dizer que a região do Paraná está pronta para receber a demanda que esperamos na nossa plataforma. Os vendedores da região poderão contar com infraestrutura de transporte de qualidade e os consumidores, com entregas eficientes. Vale reforçar que oferecemos opções de coleta nos pontos de venda ou por meio de pontos drop-off.

Como a SHEIN enxerga o papel do polo têxtil do Paraná e a infraestrutura logística da região no crescimento do marketplace? Como esses fatores contribuem para o sucesso da expansão?

Felipe: A região foi cuidadosamente escolhida, pois apresenta características que ajudam nosso negócio, os vendedores e os consumidores da SHEIN. O polo têxtil do Paraná é um dos atributos e foi decisivo para fazer a expansão pelo estado, já que a região já conta com muitos vendedores do setor. A SHEIN é uma das marcas de moda mais conhecidas e, ao fazer parte do nosso marketplace, os vendedores conseguem ampliar significativamente o público para os produtos – para ter uma ideia, a SHEIN conta com mais de 45 milhões de consumidores no Brasil. Isso quer dizer que, ao fazer parte do nosso marketplace, as lojas conseguem potencializar significativamente as suas audiências.

A SHEIN mencionou que 55% da receita no Brasil já vem do marketplace. Como essa expansão no Paraná vai ajudar a alcançar a meta de 85% das vendas locais até o final de 2026?

Felipe: Expandir o marketplace, de forma gradual, para cada estado do Brasil faz parte da nossa estratégia para atingir a meta de ter 85% das vendas locais, formadas pela produção local e vendas do marketplace, até o final de 2026. O marketplace da SHEIN teve um rápido crescimento no Brasil. Em novembro de 2023, representava 50% da receita da SHEIN no país. Agora, já representa 55%; é um aumento expressivo. Ou seja, essa é uma ótima oportunidade de negócios para os vendedores e, ao mesmo tempo, é uma movimentação que reforça o nosso comprometimento com o Brasil. O Paraná será parte desses números e nosso objetivo é fazer com que fabricantes locais vendam para todo o Brasil. Esperamos superar a meta de 1.500 vendedores no Paraná até novembro.

Como a SHEIN pretende apoiar a economia local no Paraná, garantindo que pequenos e médios negócios possam competir de maneira justa no marketplace com grandes marcas?

Felipe: O nosso marketplace permite que todos os vendedores possam ter mais visibilidade de seus produtos para um público amplo em todo o Brasil. É interessante reforçar que existe uma SHEIN para cada pessoa, ou seja, ao abrir o aplicativo ou site, cada pessoa encontrará produtos e ofertas que fazem sentido de acordo com as preferências. Dessa forma, todo vendedor que se dedicar a oferecer produtos que são de interesse dos consumidores podem conquistar boa visibilidade na plataforma, independentemente de já ser uma marca conhecida, ou não. Além disso, a SHEIN oferece treinamentos para que os vendedores possam extrair o melhor da plataforma sempre. Inclusive, temos um projeto que se chama Lojas de Moda para ajudar empreendedores a transformar suas empresas em grandes marcas de moda. Por meio desse programa, ajudamos os vendedores a oferecerem produtos de moda locais estilizados e personalizados para os consumidores.

Quais são as principais vantagens para um pequeno empreendedor local se juntar ao marketplace da SHEIN em comparação com outros marketplaces do Brasil?

Felipe: Os benefícios para os novos vendedores se aplicam a todas as regiões. Entre os benefícios:

  • Os vendedores podem oferecer seus produtos em uma das maiores plataformas de e-commerce de moda do mundo.   
  • O marketplace da SHEIN oferece uma grande oportunidade para os vendedores desenvolverem e comercializarem suas próprias marcas de moda. 
  • Nenhuma taxa de comissão nos primeiros 30 dias após o registro na plataforma, depois disso a taxa é de 16%.  
  • Campanhas exclusivas em espaço premium dentro da plataforma SHEIN.  
  • Acesso à ampla audiência da SHEIN no Brasil, composta por mais de 45 milhões de consumidores.   
  • Acesso ao ecossistema logístico da SHEIN, que permite a adesão de vendedores de pequeno e médio porte ao marketplace sem impedimentos. 

Vale reforçar que os vendedores interessados passam por uma avaliação de qualificação antes de serem certificados para operar na plataforma da SHEIN. Entre os requisitos avaliados estão: obrigatoriedade de comprovar um CNPJ ativo, estar em conformidade com a legislação tributária brasileira e ter produtos verificados que não firam direitos associados a   marcas registradas.

A SHEIN vem reforçando sua presença local para se “tornar cada vez mais brasileira.” O que isso significa em termos de operação, e como a SHEIN planeja se adaptar ainda mais ao mercado brasileiro, especialmente no Sul?

Felipe: A expansão do nosso marketplace no Brasil é parte de nossos esforços contínuos para oferecer uma experiência de compra aprimorada para nossos consumidores. Esse desenvolvimento visa atender à demanda dos clientes por uma maior variedade e categorias de produtos, bem como, oferecer maior agilidade nas entregas. Com a participação de vendedores locais, podemos atender melhor às necessidades de nossos clientes, apoiando diretamente a economia local e capacitando os empreendedores regionais, além das comunidades brasileiras, se vendermos produtos culturalmente relevantes produzidos por artesãos locais. Em novembro de 2023, a SHEIN contava com 10.000 vendedores em seu marketplace. Em agosto de 2024, esse número subiu para 25.000, o que representa aumento de mais de 150% em 9 meses. Esses dados só reforçam o nosso compromisso com o Brasil.

Quais são os planos futuros para continuar expandindo a marca no Brasil e no Paraná? Há outras cidades e estados no radar para atuação? 

Felipe: Quando pequenos e médios varejistas do Paraná e região passam a vender em nossa plataforma, nós oferecemos a oportunidade de ampliar o alcance de seus produtos. Esse movimento pode fortalecer a indústria da moda e o comércio local. Após a entrada na plataforma da SHEIN, vendedores locais podem aumentar o faturamento, contratar pessoas e fortalecer seus negócios. No momento, estamos focados em expandir nossos vendedores na região e vamos concentrar esforços no estado. 

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