O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), organismo da ONU especializado em infraestrutura, convida empresas, consórcios e demais interessados, a participar da audiência pública de apresentação do edital de licitação da retomada das obras do novo campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
A audiência será presencial no dia 16 de outubro, às 14h, na Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu, e os interessados deverão fazer sua inscrição através do formulário. As vagas para participação serão limitadas à capacidade do local.
Os técnicos do UNOPS farão uma apresentação do projeto e dos principais requisitos e critérios do edital, que será lançado no final do mês de novembro deste ano. Ao final da apresentação técnica acontecerá uma sessão de esclarecimentos e as empresas presentes poderão fazer uma visita guiada à obra.
O edital de licitação, que tem valor estimado em R$600 milhões, abrange a finalização da primeira fase do projeto elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e contempla os edifícios do restaurante universitário e biblioteca, o prédio administrativo, o edifício de salas de aula, as vias de acesso e conexão com a via pública, e uma central de utilidades.
O UNOPS tem um acordo de cooperação técnica com a Itaipu Binacional para a execução do projeto de retomada das obras do novo campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Um dos últimos projetos elaborados por Oscar Niemeyer, a obra da UNILA possui grande valor simbólico para a cidade e região.
O projeto original do novo campus da UNILA é composto por uma estrutura de seis prédios no total. No entanto, nesta fase 1 do edital de licitação serão contempladas apenas as etapas de finalização da construção das três edificações que já haviam sido iniciados em 2010 e que tiveram suas obras interrompidas em 2014.
Ao longo de 2024, o UNOPS vem realizando a revisão e atualização dos projetos de arquitetura e engenharia conforme as normativas técnicas vigentes. Também foi realizado o diagnóstico construtivo das edificações, que atestou as condições de conservação da estrutura atual.