Search

Londrina promove jornada de inovação para estimular a criação de startups

jornada de inovacao economiapr
Foto: Emerson Dias/NCom

Com o objetivo de impulsionar a criação de retailtechs, startups com soluções para o comércio, Londrina recebe uma programação de eventos de inovação.

O primeiro deles, o Ideathon Inova Comércio, voltado a estudantes do Senac, foi realizado no início de outubro. Para os dias 18 a 20 está programado o Hackathon Retailtech, uma maratona que visa trazer soluções para os desafios do setor.

Os projetos vencedores serão classificados para uma trilha de pré-incubação no Centro de Inovação do Comércio (CIC).

A consultora do Sebrae/PR, Alesandra de Almeida, explica que o Ideathon Inova Comércio buscou sensibilizar estudantes do ensino médio, técnico e profissionalizante para a geração de ideias que podem solucionar demandas do comércio.

Depois deste primeiro desafio, os alunos do Senac e a comunidade em geral estão convidados a participar de um hackathon, que tem como objetivo a apresentação de protótipos funcionais.

“Serão 44 horas ininterruptas de maratona, com a participação de até 20 equipes. Os participantes terão condições de validar suas propostas diretamente com os comerciantes locais. Os projetos vencedores estarão classificados automaticamente para a trilha de pré-incubação do Centro de Inovação do Comércio e ganharão premiação em dinheiro”, detalha a consultora.

O Hackathon Retailtech é aberto a qualquer pessoa interessada em desenvolver soluções para o comércio, sem restrições de formação ou área de atuação.

Estudantes, profissionais e entusiastas de tecnologia e inovação se reuniram em equipes para participar do desafio. As inscrições já estão encerradas.

A presidente da Governança do Comércio Londrina, Andréa Prado, afirma que essas iniciativas são essenciais para o crescimento das retailtechs em Londrina.

Ela acrescenta que o hackathon reunirá pessoas criativas para resolver desafios do setor, enquanto a trilha de pré-incubação oferecerá a oportunidade de os empreendedores testarem e aprimorarem as ideias antes de lançá-las no mercado, aumentando as chances de sucesso.

“Esses movimentos geram soluções inovadoras e conectam startups, empreendedores e investidores, formando parcerias significativas. É fundamental criar redes entre startups, universidades e investidores, assim como integrar o conhecimento teórico à prática”, destaca.

De acordo com Andréa, os próximos passos para fortalecer o ecossistema incluem a formalização do Centro de Inovação do Comércio de Londrina (CIC), que será inaugurado com espaços colaborativos, como laboratórios e coworkings.

O gerente do Sesc Londrina Norte e presidente do CIC, Cilas Fonseca Vianna, lembra que o foco das maratonas será criar novas ferramentas, sistemas, aplicativos e estratégias para o comércio local.

“Nossa expectativa é tentar transformar a maneira como o comércio opera e interage com os clientes, fomentando a criação de soluções inovadoras que possam ser rapidamente aplicadas para resolver problemas, melhorar a eficiência e aumentar a satisfação dos compradores, além de ajudar os empresários a acompanharem as rápidas mudanças no comportamento do consumidor e nas tendências de mercado”, completa.

Compartilhe

Leia também

transformacao digital economiapr

Transformação digital e IA: como sua empresa pode ir além do hype

aeroporto londrina economiapr

Aeroporto de Londrina movimentou mais de 784 mil passageiros em 2024

locacao imoveis economiapr

Locações de imóveis residenciais deve dobrar em Curitiba até fevereiro