De 27 a 30 de novembro, o Itaipu Parquetec realiza o Festival Iguassu Inova, um dos maiores eventos de inovação, tecnologia e sustentabilidade do Paraná.
O festival é um convite para empreendedores, investidores, pesquisadores, estudantes e a comunidade em geral interagirem, se conectarem e fomentarem diálogos sobre as futuras gerações.
Com mais de 100 horas de programação voltadas para as temáticas de tecnologias do futuro, transição energética, educação e empreendedorismo, o Festival Iguassu Inova será realizado no Parque Tecnológico, localizado em Foz do Iguaçu.
Um ecossistema vibrante de inovação, conhecimento e oportunidades que receberá durante o evento cerca de 30 mil pessoas de todo o Brasil para criarem e inovarem.
As atividades prometem uma imersão no futuro, onde grandes ideias ganham vida e conexões se tornam pontes para o desenvolvimento sustentável.
Além de palestras e workshops com especialistas e influenciadores, haverá feiras de exposição, gastronomia e startups; atrações musicais e culturais; hackathons; espaços gamer e kids, com experiências de realidade virtual e robótica; e diversas outras conferências.
Entre os dias 27 e 29, o Latinoware, maior e mais importante evento da área de tecnologias livres da América Latina, integra a programação do Festival Iguassu Inova.
A 21ª edição do Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas proporcionará momentos de debate e troca de conhecimento sobre a evolução das tecnologias abertas e suas aplicações, com programação das 8h às 18h.
Nesta edição, o evento retorna ao espaço físico do Itaipu Parquetec, se posicionando como um local estratégico para debater, o futuro da tecnologia em áreas como inteligência artificial, robótica, segurança cibernética, inclusão digital e conectividade.
O Festival também sediará, entre os dias 25 e 29 de novembro, a maior Feira de Inovação das Ciências e Engenharias do Paraná, a Ficiências.
A feira é um espaço para estudantes do ensino infantil, fundamental, médio e técnico de escolas públicas, federais e privadas apresentarem ideias e contribuírem com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências.
Nesta 13ª edição, 404 projetos serão apresentados por alunos de 10 estados brasileiros e dos países vizinhos Paraguai e Argentina. O público do festival poderá visitar a exposição dos projetos nos dias 27 e 28 de novembro.
Uma programação especial está sendo organizada pelo Sebrae com o objetivo de promover a cultura empreendedora e da inovação.
Entre os dias 28 e 29 de novembro, ocorrerão no Espaço Sebrae, oficinas e painéis do Encontro Estadual dos Ecossistemas de Inovação, iniciativa que promove a troca de experiências, conhecimentos e oportunidades entre profissionais do setor.
Já o Seminário de Inovação e Sustentabilidade no Turismo, o Summit Tour reunirá em conjunto com a Embratur, entusiastas, empreendedores, empresas e estudantes do turismo interessados em entender mais sobre o cenário da inovação e tendências na área.