Search

Governador anuncia “BR das Águas” e projetos de incentivo ao turismo náutico

br das aguas economiapr
Foto: ICLI

O Paraná se destaca como o segundo estado brasileiro com o maior número de embarcações registradas, com mais de 70 mil barcos.

A região oferece mais de 78 atrativos de turismo náutico, como a Baía de Paranaguá, a segunda maior do Brasil e mais de 50 ilhas, como a famosa Ilha do Mel. Em Foz do Iguaçu, o Lago de Itaipu, um imenso ‘mar de água doce’, também atrai milhares de turistas.

O Foz Internacional Boat Show, por exemplo, evento náutico que ocorre de 28 de novembro a 1º de dezembro, promete atrair um público superior a 10 mil pessoas, além de reforçar a vocação náutica do Paraná e dos países vizinhos, Paraguai e Argentina.

Prova do potencial da região é o recente anúncio do governador Ratinho Junior sobre o Canal do Varadouro, uma nova “BR Náutica” que conectará o estado paranaense com São Paulo e irá facilitar o acesso às embarcações, além de impulsionar ainda mais o turismo.

“O Paraná tem um potencial fantástico para o desenvolvimento do turismo náutico e a vinda de um evento como o Boat Show é uma oportunidade única para mostrar este crescimento. Com o grande projeto do Canal do Varadouro, que estamos chamando de ‘BR Náutica’, ligaremos o Paraná a São Paulo com objetivo de criar um verdadeiro corredor em meio a natureza. Hoje, a falta de manutenção nessa área limita o potencial turístico, mas com a dragagem e a infraestrutura sustentável iremos mudar essa realidade. O Paraná é quase uma ilha, com um enorme volume de represas e hidrelétricas, além de ser um dos principais polos de pesca esportiva do Brasil, segundo esporte mais praticado no país. Temos mais de 20 pequenas indústrias de barcos voltadas para a pesca e a infraestrutura é essencial para explorar essa vocação e gerar ainda mais desenvolvimento econômico”, afirma o governador do Paraná, Ratinho Junior

Segundo o governador, atualmente o estado concentra mais barcos do que estruturas náuticas.

“O projeto irá transformar o antigo porto de Antonina em um complexo de turismo náutico com mais de 250 mil m² e será uma das maiores marinas do Brasil, com grande potencial para abrigar embarcações de todos os portes. Nosso objetivo é criar um grande polo náutico no Paraná”, complementa. 

Em meio a este cenário de desenvolvimento do setor no estado, a 2ª edição do Foz Internacional Boat Show, único evento náutico que envolve a Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, deve reunir mais de 30 marcas expositoras com apresentação de embarcações de importantes fabricantes nacionais, além de novidades como jets, acessórios e atrações de lazer voltadas para toda a família.

Também está confirmada a realização de um rally náutico de moto aquáticas durante o evento. A feira está confirmada no Iate Clube Lago de Itaipu.

“Na edição passada, em 2023, o evento já foi um sucesso, com expositores realizando vendas e descobrindo um novo e promissor potencial de mercado. Para este ano, o Foz Internacional Boat Show está repleto de novidades e promete impulsionar ainda mais o setor náutico em uma região mundialmente reconhecida por suas belezas naturais e atrativos turísticos. Apesar de ainda pouco explorada, é uma área com grandes oportunidades de crescimento”, destaca Thalita Vicentini, diretora do Boat Show.

Compartilhe

Leia também

invest4u economiapr

Modelo de franquia abre caminho para quem quer empreender no setor financeiro

capital empreendedor economiapr

Oito startups paranaenses são finalistas do programa Capital Empreendedor

maior exportador do sul economiapr

Maior exportador do Sul, PR mandou produtos para 214 mercados