Search

Inovações para combater roubo de cargas são apresentadas em Curitiba

feira de inovacoes economiapr
Foto: Freepik

As principais tendências da tecnologia para a área de segurança serão apresentadas na Feira de Inovação em Segurança (Feiseg), entre 29 e 30 de novembro, em Curitiba.

O evento é promovido pelo Instituto Carga Segura, em parceria com a Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná (ADEPOL-PR) e com o Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Paraná (SINPRF-PR).

Uma das expositoras será a L8, empresa paranaense especializada em soluções para cidades inteligentes e segurança pública.

Entre as inovações que serão apresentadas no evento está o monitoramento de frotas, para auxiliar na redução de roubos e desvios de cargas. Trata-se de um dispositivo com tecnologia antijammer, que utiliza internet via satélite para manter a rastreabilidade do veículo de transporte de forma ininterrupta.

“As transportadoras investem muito em tecnologia para rastrear os veículos ao longo do percurso, mas algumas vezes os criminosos utilizam equipamentos que embaralham os sinais de internet e GPS. Por isso, desenvolvemos esta solução com links para que a comunicação entre o veículo e a central continue mesmo durante uma possível abordagem”, afirma Leandro Kuhn, CEO da L8.

Segundo informações da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), somente em 2022 foram mais de 13 mil ocorrências de roubos de cargas registradas em todo o país, gerando um prejuízo de R$1,2 bilhão.

A região Sul é a segunda mais visada pelos criminosos, com 6% dos casos, atrás apenas da região Sudeste que concentra 85% das ocorrências. Por isso, este será um dos principais temas debatidos na Feiseg 2024, durante o 1º Encontro de Delegados de Roubos de Cargas do Sul do Brasil.

O evento deve reunir as autoridades dos três estados para a formulação de estratégias para combater esta prática nas estradas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Além da segurança nas rodovias, o uso de novas tecnologias e equipamentos de ponta para a conectividade e o monitoramento remoto de viaturas e ambulâncias também terão destaque na Feiseg 2024.

Neste sentido, a L8 apresentará a solução de tecnologia embarcada com autonomia total de energia e conectividade para os veículos oficiais.

“Fizemos um projeto para solucionar um dos principais problemas das viaturas e ambulâncias que é a falta de energia para todos os dispositivos eletrônicos que são usados nas ações operacionais. Para que o veículo não fique totalmente dependente da bateria do veículo, desenvolvemos um sistema de geração de energia solar com bateria própria que é acoplado à viatura, otimizando assim o uso da energia embarcada”, explica Leandro Kuhn.

“Além da autonomia energética, também integramos uma solução para a conectividade em trânsito das viaturas por meio de satélites de baixa órbita, garantindo a conectividade, mesmo em regiões remotas ou sem sinal de internet 4G”, complementa.

Outra aplicação para a solução embarcada é o socorro às vítimas de acidentes de trânsito.

“É uma solução que ajuda a salvar vidas, pois possibilita o acompanhamento à distância do paciente durante todo o trajeto até a chegada ao pronto-atendimento. Além disso, o uso de câmeras nas viaturas e nas fardas já é uma realidade em todo o mundo e tem se mostrado uma excelente ferramenta para aumentar a segurança dos agentes e da população”, ressalta Leandro Kuhn.

Ele lembra que a L8 vem se especializando neste segmento, sendo responsável por inúmeros projetos de videomonitoramento em todo o Brasil.

Entre eles, o fornecimento de 21 mil câmeras móveis às forças de segurança do Rio de Janeiro e a gestão das imagens captadas nas atividades policiais desde 2022, sendo considerado o maior projeto de câmeras móveis do mundo.

Compartilhe

Leia também

produtos natalinos economiapr

Produtos natalinos registram inflação de 3,94% no PR

mapeamento nutrigenetico economiapr

Clínica traz mapeamento nutrigenético de modo inédito para Curitiba

patente para invencao economiapr

Tecpar recebe carta patente para invenção de processo industrial