Search

Sicredi patrocina maior congresso empresarial do PR

congresso empresarial economiapr
Foto: Divulgação/ Faciap

O cooperativismo de crédito vem ganhando cada vez mais força no Brasil, com R$ 730 bilhões em ativos, crescimento de 23,9% e 770 cooperativas de crédito.

O segmento se destaca no sistema financeiro nacional, com avanço na ordem de 23,9% em 2023, contra 10,5% do restante do mercado.

Como primeira instituição financeira cooperativa da América Latina, o Sicredi tem sido um dos principais agentes desse crescimento, promovendo o desenvolvimento local e o fortalecimento de pequenas e médias empresas.

Para fortalecer ainda mais essa parceria com o setor produtivo, a instituição patrocina o Congresso Empresarial Paranaense, que acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu.

Organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), a sétima edição do evento reunirá mais de mil líderes e especialistas em finanças, varejo, inovação e mercado, promovendo uma imersão em novas oportunidades de crescimento e tendências do setor.

O Sicredi marcará presença com um espaço exclusivo, pensado para fortalecer a interação entre seus gerentes e os empreendedores, além de destacar os diferenciais da instituição em diversos segmentos econômicos.

Com mais de 45 mil colaboradores, 2,8 mil agências e 104 cooperativas, o Sicredi reúne hoje mais de 8,5 milhões de associados no Brasil e tem como objetivo alcançar 10 milhões até 2025.

Apenas no Paraná, o Sicredi reúne mais de 400 mil empresas associadas à cooperativa de crédito, das quais 74% são micro e pequenas empresas, 22% microempreendedores individuais (MEI) e 4% médias e grandes empresas.

Esse alcance expressivo posiciona o Sicredi como um “raio-X” da economia local, uma vez que, das mais de 1,7 milhão de empresas ativas no Paraná, 24% são associadas atualmente à instituição financeira cooperativa, conforme dados da Junta Comercial do Estado do Paraná (Jucepar).

Para apoiar as empresas, o Sicredi oferece mais de 300 soluções financeiras e não financeiras.

Entre os principais serviços estão opções de Fluxo de Caixa — como aceitação de pagamentos, cobrança, folha de pagamento, gestão de pagamentos e gestão financeira —, além de crédito, investimentos, cartões empresariais, câmbio, consórcios e seguros.

Mais do que facilitar o dia a dia das empresas, a API Pix é outra ferramenta adicional que conecta o sistema de automação de recebimento do associado diretamente ao Sicredi, proporcionando mais facilidade na gestão financeira e segurança nas transações via Pix.

“Os associados encontram no Sicredi o suporte necessário para acessar crédito e uma gama de soluções financeiras pensadas para facilitar a gestão dos seus negócios. Oferecemos soluções integradas de fluxo de caixa, além de outras opções que proporcionam praticidade e segurança no processo de pagar e receber. Essa oferta de serviços facilita a administração financeira das empresas, contribui para o crescimento de empreendimentos, gera empregos e fortalece a confiança de nossos associados. Tudo isso é possível graças ao nosso relacionamento próximo e consultivo, sempre focado no desenvolvimento econômico local, que é um dos principais pilares do cooperativismo de crédito”, destaca o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Jairson Belisario

O impacto positivo do cooperativismo reflete diretamente no desenvolvimento municipal. Um estudo realizado pelo Sistema OCB em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE), que analisou dados de 2018 a 2023, revelou que a abertura de cooperativas de crédito em cidades anteriormente desassistidas resultou em um aumento de 10% no PIB per capita, na criação de 25,3 novos postos de trabalho por mil habitantes e no acréscimo de 3,2 estabelecimentos por mil habitantes.

“O Sicredi quer continuar a impactar positivamente a vida dos cidadãos, especialmente em municípios menores, ao oferecer serviços financeiros focados nas pessoas. Para isso, apoiamos pequenas empresas do Paraná com crédito competitivo, produtos de qualidade e um contato direto com os empresários através de nossas agências. Esse suporte contribui para o crescimento das empresas e fortalece o cooperativismo de crédito”, finaliza Jairson.

Compartilhe

Leia também

queda desemprego jovens economiapr

Queda no desemprego entre jovens: a nova realidade do mercado de trabalho

codigo defesa consumidor economiapr

Novo Código de Defesa do Consumidor do PR traz questões na relação de consumo

salto osorio economiapr

ENGIE conclui modernização da Usina Hidrelétrica Salto Osório