Search

Diversidade embala as ações da Semana Global de Empreendedorismo

diversidade economiapr
Foto: klazing de Getty Images/Canva

Sob o tema “O Empreendedorismo é para todos” (Entrepreneurship is for everyone), a Semana Global de Empreendedorismo (SGE) começou no Brasil nessa segunda-feira (18) e segue até domingo (24).

Desde 2018 sob a coordenação do Sebrae no Brasil, a SGE já mobilizou cerca de 3,5 milhões de pessoas. Este ano, o Sebrae disponibilizou uma página na internet onde estão sendo divulgados os programas e as atividades que estarão disponíveis ao público durante o período

Entre atividades presenciais e on-line, há capacitações gratuitas – sobre temas como gestão financeira, planejamento, validação de negócios, inteligência artificial (IA), liderança, entre outros – e cursos pagos, como o Empretec, mentorias, modelagem de negócios.

Neste ano, o tema “O Empreendedorismo é para todos” traz um destaque especial para os grupos que enfrentam barreiras estruturais na tarefa de abrir ou manter um pequeno negócio, tendo como foco a diversidade, materializada pelo protagonismo das mulheres, negros, indígenas, LGBTQIA+ e 50+.

O Sebrae entende que negócios mais diversos são também mais inovadores, o que cria oportunidades no desenvolvimento de produtos e serviços mais atraentes aos clientes. Por consequência, as chances de inserção em novos mercados são ampliadas.

Desde o fim de 2023, a instituição conta com a Unidade de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão, que potencializou iniciativas com esse propósito.

O Programa PLURAL, por exemplo, incentiva o Sebrae nos estados para impulsionarem o empreendedorismo feminino, o afroempreendedorismo e o apoio a demais grupos de pessoas empreendedoras pertencentes aos grupos sub-representados.

Todo ano, desde 2008, a SGE inspira pessoas em todos os continentes durante o mês de novembro por meio de atividades locais, nacionais e globais com o intuito de explorar seu potencial empreendedor.

Hoje, estima-se que 200 países participem do movimento, com 40 mil atividades, 20 mil instituições parceiras e 10 milhões de pessoas envolvidas.

Compartilhe

Leia também

exohub foz economiapr

exoHUB CITA lança programa gratuito para quem deseja empreender e inovar

escola de espectadores economiapr

Escola de Espectadores do PR realiza troca de experiências com pioneira mundial

premio oscar schrappe sobrinho economiapr

21º Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho mostra evolução da indústria gráfica do PR