Search

Itaipu Parquetec participa do G20 Brasil com iniciativas sustentáveis

g20 economiapr
Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

O Itaipu Parquetec esteve presente no G20 Brasil 2024, maior evento diplomático da história do país e principal fórum de cooperação econômica internacional.

A presença da instituição no evento, que aconteceu no Rio de Janeiro, busca destacar iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sustentável e para as agendas globais de transformação social e econômica, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

A edição deste ano do G20 é marcada pela inclusão do G20 Social, uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a participação de agentes não-governamentais nos processos de decisão do fórum, que durante a presidência brasileira tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.

A Cúpula Social, que ocorreu entre os dias 14 e 16 de novembro, às vésperas da Cúpula de Líderes do G20, foi palco desses trabalhos desenvolvidos ao longo de quase um ano pela sociedade e movimentos sociais. 

Segundo o Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, “estamos vivendo um momento muito significativo no G20, com a realização do G20 Social, tratando não apenas de temas econômicos, mas também de questões sociais. O debate do G20 Social está diretamente ligado aos ODS, e o Itaipu Parquetec e a Itaipu Binacional têm um papel fundamental nesse processo. Estamos presentes no evento não apenas no apoio institucional e nas discussões, mas também na produção de uma Cartilha que simplifica e procura expandir o papel dos Objetivos. Esse material reflete nossa experiência em Itaipu e servirá como um importante agente para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 em todo o mundo”. 

Uma das ações de destaque do Itaipu Parquetec durante o G20 foi o lançamento, na última sexta-feira, 15, da Cartilha de “Agenda 2030 e os ODS ao seu alcance”.

O material, desenvolvido pelo Parque por meio do convênio “Escola para Sustentabilidade” e em parceria com a Itaipu Binacional, Comissão Nacional dos ODS e Governo Federal, tem como propósito informar e aproximar a sociedade civil, em especial o público infanto-juvenil, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, exemplificando o que são os ODS e quais ações o Brasil tem desenvolvido em cada um dos objetivos, de forma acessível. 

Para o Diretor de Negócios e Empreendedorismo do Itaipu Parquetec, Eduardo de Miranda, “nosso Parque tem diversas iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à Agenda 2030. Nesse contexto, a oportunidade de participarmos da construção de uma cartilha que torna a temática mais acessível para toda a comunidade está totalmente alinhada à nossa missão de transformar conhecimento e inovação em bem-estar social, e vai ao encontro das temáticas debatidas durante toda a presidência do Brasil no G20″.

A Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, enfatizou a importância da cartilha, e ressaltou, ainda, a necessidade do Brasil acelerar na contribuição para os ODS pensando no prazo de 2030.

Para ela, “cada cidadão deve entender sua responsabilidade para agir e, também, poder cobrar das autoridades o cumprimento das metas”. 

O evento também marcou o lançamento histórico proposto pelo Brasil de um novo ODS, ‘Todos pela Igualdade Étnico-Racial’, o 18º da lista de Objetivos.

Este novo Objetivo reflete o crescente compromisso global com a promoção de sociedades mais justas e inclusivas. No contexto do G20 Social, foi discutido como a igualdade étnico-racial deve ser incorporada às políticas públicas, práticas empresariais e no cotidiano das sociedades. 

Estiveram presente no lançamento a Primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva; o Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri; a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; a Ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo; a Assessora Especial da Presidência da República da África do Sul, Nokukhanya Jele; a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; o Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho; e a Ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli

Compartilhe

Leia também

gt building economiapr

GT Building cria startup de serviços de anfitrião profissional

taroba construcoes economiapr

Tarobá Construções recebe Selo ESG em Toledo

curitibana business economiapr

Curitibana Business completa cinco anos