O Itaipu Parquetec esteve presente no G20 Brasil 2024, maior evento diplomático da história do país e principal fórum de cooperação econômica internacional.
A presença da instituição no evento, que aconteceu no Rio de Janeiro, busca destacar iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sustentável e para as agendas globais de transformação social e econômica, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A edição deste ano do G20 é marcada pela inclusão do G20 Social, uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a participação de agentes não-governamentais nos processos de decisão do fórum, que durante a presidência brasileira tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.
A Cúpula Social, que ocorreu entre os dias 14 e 16 de novembro, às vésperas da Cúpula de Líderes do G20, foi palco desses trabalhos desenvolvidos ao longo de quase um ano pela sociedade e movimentos sociais.
Segundo o Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, “estamos vivendo um momento muito significativo no G20, com a realização do G20 Social, tratando não apenas de temas econômicos, mas também de questões sociais. O debate do G20 Social está diretamente ligado aos ODS, e o Itaipu Parquetec e a Itaipu Binacional têm um papel fundamental nesse processo. Estamos presentes no evento não apenas no apoio institucional e nas discussões, mas também na produção de uma Cartilha que simplifica e procura expandir o papel dos Objetivos. Esse material reflete nossa experiência em Itaipu e servirá como um importante agente para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 em todo o mundo”.
Uma das ações de destaque do Itaipu Parquetec durante o G20 foi o lançamento, na última sexta-feira, 15, da Cartilha de “Agenda 2030 e os ODS ao seu alcance”.
O material, desenvolvido pelo Parque por meio do convênio “Escola para Sustentabilidade” e em parceria com a Itaipu Binacional, Comissão Nacional dos ODS e Governo Federal, tem como propósito informar e aproximar a sociedade civil, em especial o público infanto-juvenil, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, exemplificando o que são os ODS e quais ações o Brasil tem desenvolvido em cada um dos objetivos, de forma acessível.
Para o Diretor de Negócios e Empreendedorismo do Itaipu Parquetec, Eduardo de Miranda, “nosso Parque tem diversas iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à Agenda 2030. Nesse contexto, a oportunidade de participarmos da construção de uma cartilha que torna a temática mais acessível para toda a comunidade está totalmente alinhada à nossa missão de transformar conhecimento e inovação em bem-estar social, e vai ao encontro das temáticas debatidas durante toda a presidência do Brasil no G20″.
A Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, enfatizou a importância da cartilha, e ressaltou, ainda, a necessidade do Brasil acelerar na contribuição para os ODS pensando no prazo de 2030.
Para ela, “cada cidadão deve entender sua responsabilidade para agir e, também, poder cobrar das autoridades o cumprimento das metas”.
O evento também marcou o lançamento histórico proposto pelo Brasil de um novo ODS, ‘Todos pela Igualdade Étnico-Racial’, o 18º da lista de Objetivos.
Este novo Objetivo reflete o crescente compromisso global com a promoção de sociedades mais justas e inclusivas. No contexto do G20 Social, foi discutido como a igualdade étnico-racial deve ser incorporada às políticas públicas, práticas empresariais e no cotidiano das sociedades.
Estiveram presente no lançamento a Primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva; o Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri; a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; a Ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo; a Assessora Especial da Presidência da República da África do Sul, Nokukhanya Jele; a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; o Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho; e a Ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli.