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Itaipu Parquetec e Náutica desenvolvem embarcações movidas a hidrogênio verde

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Foto: Kiko Sierich / Itaipu Parquetec

Durante a abertura da 2ª edição da Foz Internacional Boat Show, realizada nesta quinta-feira (28) em Foz do Iguaçu, o Itaipu Parquetec, a Náutica e a Itaipu Binacional anunciaram uma parceria para a adaptação e operação de duas embarcações para serem movidas a hidrogênio verde.

A iniciativa tem como objetivo impulsionar a pesquisa e a preservação ambiental, utilizando tecnologia de ponta para descarbonizar as embarcações por meio do uso de fontes sustentáveis, com destaque para o hidrogênio.  

Com mais de 40 anos de experiência no mercado, a Náutica se une ao Itaipu Parquetec para desenvolver tecnologias de ponta, aproveitando a infraestrutura avançada do Parque.

O diretor da Náutica, Ernani Paciornik, destacou o potencial transformador da parceria após visitar as instalações do Parquetec afirmando que o parque será um parceiro estratégico para o avanço de soluções sustentáveis.

Segundo ele a propulsão a hidrogênio nas embarcações não só reduz a pegada de carbono, mas também posiciona o Brasil na vanguarda tecnológica do setor náutico.  

A colaboração inclui o desenvolvimento de sistemas de armazenamento e abastecimento de hidrogênio, além de treinamento técnico para profissionais do setor.

Participaram da abertura do Boat Show os diretores do Itaipu Parquetec, Eduardo Miranda, Clerione Herther, Alexandre Leite e Yuri Benites, além do diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik, e demais autoridades. 

Eduardo Miranda, diretor de Negócios e Empreendedorismo do Itaipu Parquetec, destacou a relevância estratégica da nova parceria com o Grupo Náutica.

Segundo ele, a iniciativa não apenas impulsiona a transição energética, mas também reafirma o papel do Parquetec como protagonista no desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis.

“Nossa expertise em hidrogênio, associada a parcerias estratégicas como a de hoje com o Grupo Náutica, demonstra a capacidade de unir conhecimento técnico à aplicabilidade prática”, concluiu. 

Explorer H1: uma embarcação com 50m de comprimento dedicada primordialmente ao apoio de operações de mergulho; de manejo de ROV’s (veículos operados remotamente) e com capacidade para apoiar operações de coleta de dados hidrográficos e oceanográficos, até 300 metros de lâmina d’água.

Explorer H2: uma embarcação de 36m movida por um sistema de hidro jatos que lhe permite navegar em águas muito rasas, tornando-o um barco de apoio especialmente adaptado para expedições.

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