A fim de estimular empresas a desenvolverem projetos de eficiência energética, a Copel (Companhia Paranaense de Energia) acaba de abrir chamada pública (009/2024) por meio de edital divulgado no último dia 03 de dezembro de 2024.
As inscrições, que vão até 03 de março de 2025, podem ser feitas por pessoas jurídicas localizadas na área de concessão da distribuidora.
Dos R$50 milhões em recursos disponibilizados, a Copel destinará R$30 milhões à redução do consumo de energia elétrica no setor industrial.
Nesse segmento, os gastos com energia representam uma parcela significativa das despesas operacionais, o que reforça a importância da eficiência energética para otimizar custos e aumentar a competitividade.
A chamada pública faz parte de uma obrigação das concessionárias, que devem aplicar anualmente 0,5% de sua receita líquida operacional em um fundo usado para executar projetos de eficiência energética.
As empresas que concorrem aos recursos do edital, por sua vez, precisam apresentar entre outros documentos um diagnóstico energético. E, para elaborar esses projetos, as instituições proponentes podem contar com o apoio de consultorias especializadas, como a Eletron Energia.
As instituições interessadas podem contratar a Eletron Energia sem custos iniciais.
Na prática, significa contar com a expertise de uma empresa capacitada a desenvolver propostas que atendam o edital da concessionária, com a possibilidade de firmar um contrato de desempenho que permite pagar somente após o resultado e recebimento dos recursos.
Aliás, a Eletron Energia lidera o ranking do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na Região Sul, com 137 aprovações dentro do âmbito do PEE para organizações paranaenses e catarinenses.
Para entender melhor a dinâmica de aproveitamento de energia a custos menores, o engenheiro da Eletron, Victor Moraes, esclarece que a equipe da Eletron Energia realiza estudos de viabilidade técnica para identificar as reais necessidades de cada indústria.
Feito isso, projeta melhorias que atendam às regras do edital da concessionária, sempre buscando o melhor custo-benefício e retorno do investimento.
Para aumentar as chances de ter um projeto de eficiência energética financiado pela Copel, Victor Moraes conta que a Eletron Energia entra em cena na elaboração de propostas e dentro das regras.
“Entre as nossas soluções estão: a automação de equipamentos e processos; a troca de motores por modelos de alta eficiência; as melhorias no sistema de climatização; e até mesmo a substituição de refletores convencionais pelos de LED”, enfatiza.
O engenheiro destaca ainda que a atualização de equipamentos, por exemplo, é uma das grandes responsáveis pelo aumento da competitividade empresarial.
“Isso ocorre ao substituir os equipamentos mais antigos e ineficientes por modelos modernos e tecnológicos sem tirar dinheiro do caixa”, diz.