A Copel está executando um amplo plano de ações para garantir a qualidade do fornecimento de energia à população do Litoral e proporcionar conforto aos veranistas durante a temporada de férias.
A coordenação do Verão Maior Paraná, que promove atividades de lazer, cultura e esporte nas praias paranaenses, registrou na última temporada 1,7 milhão de pessoas participando das ações.
Ao longo dos últimos meses, a companhia realizou investimentos de R$ 5 milhões em 20 quilômetros de novas redes com 71 religadores automáticos instalados em Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.
Os equipamentos operam sem a necessidade de intervenção humana, restabelecendo o fornecimento de energia em poucos minutos, em casos de interferências transitórias sobre a rede.
Eles também reduzem o impacto dos desligamentos, auxiliando no isolamento da área atingida e normalizando o serviço para os demais consumidores.
Além disso, diversas áreas da empresa se uniram em um plano de intensificação das inspeções em rede, utilizando drones e equipamentos que detectam pontos de aquecimento na infraestrutura de distribuição de energia.
“Nós fazemos uma revisão geral de toda a infraestrutura, incluindo redes, linhas e subestações”, explica o superintendente de Serviços da Copel, Marcos André Bassetto.
Ele acrescenta que a operação de redes e o atendimento aos clientes também recebem reforços para a temporada.
Clientes que possuem imóveis desligados no litoral estão recebendo um lembrete através do WhatsApp, para reativar o fornecimento de energia nos domicílios.
Quando é feito um desligamento a pedido do cliente, o prazo regulatório federal para a religação da luz é de até cinco dias úteis nas áreas urbanas, então é importante que o veranista se programe para não ter surpresas, uma vez que a demanda é grande.
Nas regiões Norte e Noroeste, onde parte da população veraneia nos balneários às margens do Rio Paraná, a companhia está intensificando os serviços de manutenção e investindo no fortalecimento do sistema de distribuição de energia.
Na região de Porto Rico, a subestação teve um acréscimo de 50% na energia disponível para o atendimento à região.
Um reforço no contingente de serviços e manutenção é previsto para as datas de maior movimentação na região, complementando todo o trabalho de vistoria prévia já realizado, com a poda de árvores e retirada de objetos estranhos da rede, assim como o trabalho de identificação de pontos onde pode haver aquecimento nos equipamentos.
No Oeste do Paraná, onde veranistas se divertem à beira dos lagos formados por reservatórios de usinas como Salto Caxias e Itaipu, a Copel também investe em prevenção e manutenção.
Além disso, as novas subestações em São Miguel do Iguaçu e Capanema fortalecem o atendimento a toda a população de locais próximos dos lagos.
A nova edição do Verão Maior Paraná está prevista para o período de 28 de dezembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025.
O projeto é uma ação integrada do Governo do Estado que visa aprimorar a infraestrutura das praias, garantir a saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas e moradores.