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Guia revela tendências para empreendedores em 2025

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Foto: Divulgação

Como o consumidor tem se comportado, de que modo o mercado está se movimentando em torno dele e qual o reflexo disso para os negócios. Esses são alguns pontos que o Guia de Tendências do Sebrae/PR traz em sua sétima edição.

O material reúne 31 tendências com informações sobre marketing, consumo, mercado, dados e novos rumos para os negócios. Uma publicação valiosa, especialmente, neste início de ano, em que quem já empreende ou pensa em abrir um negócio, precisa planejar o 2025.

Bianca Scharneski, consultora do Sebrae/PR, conta que o Guia é uma forma de impulsionar jornadas empreendedoras e contribuir com o desenvolvimento das empresas.

“Por ser o início do ano, muitos empreendedores aproveitam esse momento para revisar e planejar suas estratégias. O Guia de Tendências do Sebrae é um grande aliado nesse processo, pois oferece um estudo completo e atualizado que identifica os comportamentos de consumo mais relevantes para o mercado. Com base nesse conteúdo, o empreendedor pode alinhar suas ações às tendências, aumentando as chances de sucesso ao antecipar as necessidades e expectativas dos consumidores em 2025″, afirma Bianca.

O material traz uma linguagem simples e direta, democratizando o estudo de tendências e convidando quem empreende a enxergar novas oportunidades e criar estratégias para se diferenciar no mercado, com informações relativas a marketing, consumo, mercado, dados, entre outros pontos.

“Para se destacar em um mercado competitivo e mutável, é essencial que os empresários consigam antecipar mudanças e acompanhar os comportamentos do consumidor. Neste sentido o Guia é estratégico, oferecendo insights aplicáveis em diversas áreas da empresa que podem impactar em ações por melhores resultados”, acrescenta a consultora.

De acordo com Bianca, aspectos como inovação e foco no cliente serão alguns dos diferenciais para 2025 trazidos pelo Guia.

“O empresário terá que estar atento a questões de sustentabilidade, crescimento da tecnologia, humanização, bem como personalização de produtos e serviços”, completa.

Para Lealmar Moura, que atua na área de alimentos, conta que o Guia auxiliou na gestão comercial da empresa.

“Para nós foi importante porque ajudou a orientar os vendedores em suas abordagens e apresentações de propostas dentro do mercado de alimentos, especialmente para pequenos e médios clientes. O material contribui muito à medida que reflete em resultados positivos, gerando melhorias de atendimento e aumento nas vendas”, conta Lealmar.

O material foi construído a partir de seis pilares: consumo em transição, que fala sobre como os clientes se relacionam com o mercado; emergências emergentes, que mostra tendências que exigem ações por parte dos empreendedores; personalização generalizada, que aborda a importância de pensar estratégias de ofertas personalizadas; impulso tech, que traz dados e a inteligência artificial; reconexão humana, que faz o contraponto entre o mundo conectado e a carência de conexões humanas; e reinventando a gestão, abordando aspectos importantes sobre a relação com as marcas, comunicação e transparência.

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