Única brasileira a compor a A-List da revista Elle Decor, Juliana Lima Vasconcellos é especializada em design de interiores e renomada globalmente pelo seu trabalho.
Recentemente, no Brasil, ela trouxe sua expertise para o empreendimento Ícaro Casa-Térrea da AG7, incorporadora reconhecida por seus empreendimentos de alto padrão e que combina conceitos como arquitetura, sustentabilidade e bem-estar nos projetos.
Com uma abordagem que prioriza atemporalidade, funcionalidade e integração com a natureza, a especialista, que mora entre o Brasil e a Europa, é formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a única brasileira a integrar a A-List da revista norte-americana Elle Decor que seleciona anualmente 100 nomes de maior destaque no segmento com seus dois escritórios brasileiros.
Para Juliana, o design de interiores vai muito além do estético.
“Cada ambiente precisa oferecer uma experiência exclusiva para o seu morador. Por isso, me sinto totalmente familiarizada com o modelo de negócios da AG7 e a visão do seu público, que sabe o que quer: conforto, longevidade e bem-estar”, diz.
Com um VGV de R$ 600 milhões, o Ícaro Casa-Térrea está localizado no Novo Ecoville, região curitibana que vem sendo revitalizada e atualmente é considerada um dos melhores locais para se viver no país.
O empreendimento tem apenas 38 unidades exclusivas, de 470 a 1,4 mil m², distribuídas em quatro torres de seis pavimentos, em um terreno de 20 mil m².
Para conceber o projeto, Juliana focou em utilizar composições de personalidades transbordantes.
Isso envolveu, por exemplo, ser criativa no arranjo de materiais nobres e duráveis (como mármore e madeira) e selecionar uma paleta de cores que criasse uma sensação de tranquilidade e bem-estar, com tons neutros e suaves que complementam a iluminação natural.
“Tive diversas influências modernistas e pré-modernistas para trazer uma identidade forte ao local, sempre com o objetivo de garantir que permanecesse contemporâneo, e não datado”, explica a arquiteta.
“Também busquei tornar as plantas e os acabamentos dos apartamentos passíveis de personalização, permitindo que os moradores adaptem os espaços às suas necessidades e preferências pessoais”, completa.
A profissional ainda destaca que um dos principais desafios do projeto foi assegurar uma integração harmoniosa entre os espaços internos e externos. Dentre eles, estão desde bosques privativos de 9 mil m² e um lago ornamental de 288 m² até áreas de SPA e piscinas nas unidades cobertas.
“Pensando em juntar valores estéticos e funcionais ao Ícaro Casa-Térrea, precisávamos de um design de interiores que complementasse a arquitetura e o paisagismo com ambientes amplos e acolhedores”, ressalta Juliana.
“Este é um empreendimento totalmente pioneiro dentro do mercado imobiliário nacional, então tínhamos a obrigação de mostrar como as pessoas que procuram pelo verdadeiro luxo podem viver bem em casas suspensas”, conclui.
O início das obras do Ícaro Casa-Térrea está previsto para agosto de 2025.