O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), e o Grupo Boticário, fizeram história ao se tornarem o case vencedor da categoria júri popular na edição do SXSW, maior festival de inovação e tecnologia do mundo.
O Batom Inteligente, protótipo desenvolvido em parceria com a Neurobots e a Embrapii, foi o único premiado da América Latina entre os 54 concorrentes internacionais.
Desenvolvido ao longo de 7 anos com tecnologias avançadas, como inteligência artificial e visão computacional, o primeiro batom inteligente do mundo permite que pessoas com deficiência visual ou limitações motoras nos membros superiores utilizem o item de maquiagem de forma autônoma e sem dificuldades.
Com apenas o acionamento de um botão, o sistema de ponta fotografa o rosto do usuário, faz um mapeamento preciso dos lábios, aplica o batom e realiza uma foto de verificação para checar a aplicação. Todo o processo dura apenas 2 minutos, dando autonomia da aplicação de um batom sem a ajuda de terceiros.
Para Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, o reconhecimento posiciona o país como potência em inovações que impactam positivamente a vida das pessoas:
“A projeção conferida pelo prêmio evidencia o quanto nós, brasileiros, temos um olhar para resolver problemas relevantes para a sociedade. Nosso objetivo sempre foi trazer inovação de ponta para nossos parceiros e contribuir significativamente para aprimorar e inovar em produtos e serviços, por meio da tecnologia. Unir esse propósito à causa da inclusão nos dá ainda mais orgulho“.
Ao combinar a experiência do time CESAR com o profundo entendimento do Grupo Boticário sobre beleza e inclusão, nasceu uma solução inédita que vai além da mera funcionalidade.
“Nossa nova tecnologia Batom Inteligente representa uma mudança de paradigma na forma como abordamos a beleza e a inclusão. Nossa grande equipe de P&D, composta por 42 profissionais – incluindo engenheiros, designers de produtos, especialistas em UX e especialistas em diversidade – trabalhou incansavelmente por sete anos para criar uma tecnologia que não apenas aplica maquiagem de forma impecável, mas também capacita pessoas com deficiências (motoras ou visuais) a experimentar a alegria e a confiança que vêm com a aplicação e o uso de batom de forma independente“, complementa Gustavo Dieamant, diretor executivo de P&D do Grupo Boticário.